Prefeitura amplia revitalização de praças, canteiros e mirantes

Mirante do Murilópolis. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A revitalização de áreas de convívio e lazer de Maceió é um serviço contínuo executado pela Prefeitura para manter os espaços públicos da cidade ordenados e deixá-los com estrutura adequada ao uso da população. Entre as partes alta e baixa, a exemplo dos bairros Benedito Bentes, Salvador Lyra, Ponta Verde e Jatiúca, obras estão em andamento para que, em breve, a população receba praças e canteiros revitalizados.

Este trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds). O titular da pasta, Gustavo Acioli Torres, enfatiza que as melhorias são realizadas para, além de deixar a cidade bem cuidada, permitir que os maceioenses voltem a frequentar os espaços públicos. Neste sentido, o gestor destaca um dos grandes serviços que estão em andamento: a revitalização da Praça Muniz Falcão, na Ponta Verde, tradicionalmente conhecida como Praça do Skate.

“Uma obra como esta tem uma representatividade que vai muito além das melhorias na infraestrutura. É um resgate histórico devido à importância que o local tem na vida de várias gerações de maceioenses. A conhecida Praça do Skate foi construída há cerca de 30 anos e, de lá para cá, esta é a primeira vez que está sendo revitalizada completamente. Trata-se de um grande projeto que está em execução para beneficiar o lazer e o esporte em uma das mais importantes áreas de convívio da capital”, destaca o secretário.

Iniciada em março, a obra segue em ritmo acelerado, em fase de substituição e adequação de todo o piso e a revitalização da pista de skate, a primeira construída na capital em meados da década de 1980. A obra também contempla a revitalização da quadra esportiva e a construção de uma caixa de areia para vôlei e futebol, instalação de bancos e parquinho infantil sustentável, projeto paisagístico e também de jardinagem, além de iluminação em LED por meio do trabalho da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima). O projeto prevê, ainda, arte em grafite em áreas da praça.

“Os serviços estão sendo executado com recursos próprios da Prefeitura, um investimento de aproximadamente R$ 456 mil que vai beneficiar também os setores imobiliário e turístico pela valorização do espaço. Todo o serviço foi planejado de forma criteriosa e com responsabilidade, conforme têm sido feitas todas as obras da Prefeitura de Maceió, para que a revitalização seja duradoura e traga a população de volta a esta área que, por anos, foi ponto de encontro de famílias”, acrescenta Gustavo Torres.

Já na parte alta, duas regiões estão sendo contempladas com os serviços da Semds. No Salvador Lyra, o canteiro próximo ao terminal de ônibus está sendo revitalizado, com a adequação de toda a infraestrutura para, posteriormente, receber equipamentos de lazer para a população. Lá, o trabalho será finalizado em breve com o trabalho de jardinagem, arborização e paisagismo. Outro espaço beneficiado é o conjunto Guaxuma, no complexo habitacional Benedito Bentes, onde uma área de convívio também está sendo estruturada. A previsão é de que as obras sejam entregues até o início do próximo semestre.

Parcerias com a iniciativa privada

Uma cidade de todos e cuidada por todos. Este é um dos princípios que a Prefeitura, por meio da Semds, tem pautado as ações nos bairros para envolver a sociedade civil nos serviços que buscam levar melhorias à capital. Além de investir em recursos próprios, a gestão municipal tem firmado parcerias por meio de uma modalidade que tem refletido em resultados bastante positivos: o trabalho conjunto com a iniciativa privada.

A Construtora R Pontes é uma das empresas que têm colaborado com o trabalho em prol de melhorias para Maceió. Foi a primeira empresa a adotar um espaço público, ainda em 2014, quando revitalizou a Praça Jornalista Genésio de Carvalho, na Gruta. agora, a R Pontes iniciou a execução de outro grande serviço em parceria com a Prefeitura. Trata-se da revitalização do trecho três do Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, com melhorias em todo o passeio público, adequações na infraestrutura, instalação de novos bancos, nova iluminação, áreas para esporte e lazer, além de um novo projeto paisagístico e de jardinagem.

Diretora da construtora, Fernanda Pontes ressalta a importância da parceria entre o poder público e a sociedade civil. “É muito importante para a comunidade ter mais espaços de lazer. Além disso, há a valorização da região e o aumento da segurança dos locais. Deste modo a comunidade passa a frequentar mais esses lugares, proporcionado encontros familiares. É um prazer para nós, enquanto empresa, poder proporcionar essas melhorias para a cidade”, declara.

 

Murilópolis ganha mirante sustentável 

O Loteamento Murilópolis, entre os bairros Serraria e Barro Duro, agora conta com um novo espaço de convívio. Lá, um mirante com estrutura sustentável foi construído e entregue à população, serviço que complementou a obra emergencial de contenção executada pela Prefeitura de Maceió após a cratera que se abriu na via principal do loteamento, no ano passado, após fortes chuvas.

Além das luminárias de LED instaladas pela Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), que são mais resistentes e ecologicamente corretas, todo o guarda-corpo do Mirante do Murilópolis foi estruturado com madeiras de eucalipto proveniente de reflorestamento, enquanto os bancos foram esculpidos com madeira recuperada de dormentes ferroviários já usados. O local também recebeu intervenções de paisagismo, além de arborização, com o plantio de mais de 20 árvores nativa da Mata Atlântica.

Outro diferencial do novo espaço de convívio é a instalação do Sacolauau, um dispensador de sacola coletora para pets com uma lixeira acoplada. O equipamento, também de eucalipto, foi construído pela Serraria Falcão e terá as sacolas disponibilizadas pela Pet’s e Cia, duas empresas que firmaram parceria com a Prefeitura, por meio da Semds, para a instalação do dispensador Sacolauau em outros espaços públicos da cidade.

No Mirante de Murilópolis a vista é para uma área verde bastante convidativa para fotos em virtude da beleza natural. Por isso, o espaço recebeu ainda um totem fotográfico que simula publicações do perfil do Instagram Experimente Maceió, um projeto da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) para incentivar a interação da população com a área.

Fonte: Ascom Semds

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos