Espaços tradicionais recebem nova estrutura em Maceió

Ascom / Semds

Moradores aproveitam espaço da Praça da Faculdade

As praças Afrânio Jorge e Muniz Falcão talvez não sejam assim lembradas, pelo nome de batismo, mas sem dúvidas estão entre espaços mais tradicionais da capital alagoana. Situadas entre o Centro e a região da orla, elas ficaram historicamente conhecidas como Praça da Faculdade e Praça do Skate, espaços que marcaram a vida de gerações de maceioenses. A primeira, no bairro do Prado, foi completamente reformada e há dois anos oferta à população estrutura adequada ao lazer, esporte e ao convívio social. Já a segunda, na Ponta Verde, está em obras e em breve será entregue pela Prefeitura de Maceió com novos equipamentos.

Os serviços realizados nestes dois espaços fazem parte do trabalho iniciado pela gestão municipal para reestruturar áreas tradicionais da cidade que deixaram de ser utilizadas em decorrência da degradação. Além destas, também podem ser citadas entre os resultados deste trabalho a revitalização de trechos do Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, da Praça Coronel Lucena Maranhão, em Bebedouro, da Praça José Emídio de Carvalho, em Riacho Doce, assim como as construções das praças do Bicentenário, no José Tenório, do Colina e do Canaã, nas localidades homônimas.

A Praça do Skate passa por revitalização. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Praça do Skate passa por revitalização. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Segundo ressalta o prefeito Rui Palmeira, os benefícios vão além da infraestrutura. “Quando reestruturamos áreas como estas, históricas e que estavam há décadas sem receber serviços, trazemos não somente nova iluminação, estrutura e arborização. Trazemos também qualidade de vida ao maceioense, fazemos com que as famílias voltem a frequentar as praças, como acontecia antigamente. As melhorias beneficiam, ainda, o setor imobiliário e o turismo, como é o caso da Praça do Skate, onde a obra deve valorizar a região. Com a revitalização, toda a cidade é beneficiada. O ganho é amplo e contempla todos os maceioenses”, diz o prefeito.

Vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira enfatiza as melhorias geradas a partir da revitalização e lembra também dos espaços já recuperados por meio de parcerias firmadas com empresas pelo Programa de Adoção de Áreas Públicas, iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), que também é responsável pelas revitalizações. “Além de investir em recursos próprios, a Prefeitura busca parcerias e, assim, conseguimos levar mais benefícios à população. Estamos revitalizando o terceiro trecho do Corredor Vera Arruda, vamos entregar o terceiro Parque Infantil Sustentável de Maceió e recuperamos o tradicional Mirante de Santa Terezinha de forma inovadora”, cita o gestor.

As obras na Praça do Skate começaram em março e, devido à proporção dos serviços, devem se estender até o mês de agosto. Ainda em andamento, a obra já é bastante comemorada pelos moradores da região, como é o caso de dona Edilva Tenório, que há 15 anos vive próximo ao local. Ao acompanhar a assinatura da ordem de serviço, ela reconheceu os benefícios que serão gerados a partir da entrega da revitalização. “Nós temos essa praça como o coração da Ponta Verde, com espaço acessível a todos. Com essa revitalização, nós só temos a ganhar. Estou achando uma maravilha”, comemorou.

Já no Murilópolis, onde a Prefeitura entregou recentemente um novo mirante na via principal do conjunto habitacional, a moradora Rosário Charise não somente celebra a revitalização, como também lembra de como o espaço era antes de receber a intervenção.

Mirante do Murilópolis.  Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Mirante do Murilópolis. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“Antes o espaço era muito escuro, sem condições de a gente ficar por aqui por conta do perigo, da violência. Hoje é um lugar agradável, onde as pessoas tiram fotos e descansam, enquanto olham a paisagem sentadas nos bancos. Melhorou completamente o aspecto do local. Tornou-se um ambiente diferente, iluminado, bonito e valorizou o Murilópolis”, comenta Rosário.

Entre os serviços que estão em andamento para melhorias de áreas públicas, destacam-se ainda a revitalização da Praça Coronel Costa Filho, no conjunto Guaxuma – Benedito Bentes, a estruturação do trecho três do Corredor Vera Arruda, por meio de parceria com a Construtora R Pontes, a reforma do Corredor do Salvador Lyra, e a revitalização do Calçadão do Comércio.

Fonte: Ascom Semds

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos