Arcebispo realiza Vigília de Oração em intenção pela Nicarágua nesta quarta-feira

Arquidiocese de Maceió

O Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, convocou os diocesanos para uma Vigília de Oração pelo povo da Nicarágua, nesta quarta-feira (25), iniciando às 17h com a Santa Missa, no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, localizado no bairro de Mangabeiras.

A vigília tem o objetivo de, em adoração, interceder pelo fim dos conflitos no país da América Central. As orações terão início às 18 horas e seguirão até às 22h, com a presidência do arcebispo.

Dom Antônio Muniz convocou e conta com a participação padres, religiosos e religiosas, Paróquias, Pastorais, Movimentos, Organismos e toda a imprensa para participar do ato religioso.

Sobre a situação na Nicarágua

A Igreja Católica na Nicarágua é perseguida pelo regime do presidente Daniel Ortega. Foi o que disse no domingo (22/07) o cardeal Leopoldo Brenes Solorzano, presidente da Conferência Episcopal do País e da Comissão para o Diálogo Nacional, no dia em que toda a América Latina se uniu em oração pela paz na Nicarágua, atingida por uma crise que desde abril último causou mais de 360 mortes.

Hoje a decisão dos bispos

“A Igreja é perseguida em várias partes do mundo hoje” – disse Dom Brenes – “faz parte da igreja, que sempre foi perseguida. Não somos estranhos” a esse fato. Pelo menos sete os episódios de profanação e vários ataques a bispos registrados desde quando o episcopado pediu a Ortega que antecipasse as eleições de 2021 para março de 2019 para acabar com a crise social e política. Dom Brenes também anunciou que nesta segunda-feira o episcopado da Nicarágua analisará se deve continuar o diálogo nacional mesmo após as declarações do presidente que acusaram os bispos de “manobras de golpe”.

Perigo de uma guerra civil

Por sua vez, o senador norte-americano Marco Rubio advertiu Washington de que “a possibilidade de uma guerra civil na Nicarágua é real”, e acusou Ortega de “encher as mãos de sangue”, com a repressão, recusando-se a antecipar as eleições.

Para maiores informações e entrevistas, ligar para (82) 3326-5458 – Setor de Comunicação da Arquidiocese de Maceió
Fonte: Arquidiocese de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos