Semec realiza audiência pública para orçamento municipal de 2019

Assessoria

Secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede

Qualquer cidadão maceioense pode participar do processo de construção do orçamento municipal do ano que vem. A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Semec), irá realizar audiência pública presencial e online para Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019. Desde ontem, 10 de setembro, está disponível a audiência eletrônica no site www.portaldocidadao.maceio.al.gov.br, que segue até o dia 27 de setembro. O cidadão que preferir, ainda, pode participar da audiência presencial, marcada para o dia 29 de setembro, das 8h30 às 11h30, no auditório da Faculdade Seune, na Avenida Dom Antônio Brandão, 204, Farol.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é a terceira lei ordinária do sistema orçamentário previsto na Lei Orgânica de Maceió. Nela, está estimada a receita e fixada a despesa do município para um exercício financeiro (um ano). A audiência pública permite a participação da população maceioense na construção de prioridades para a LOA, observando o que foi planejado no Plano Plurianual do Município (PPAM) e priorizado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019, pois por ser a LOA, subordinada ao PPA e à LDO, não pode conter dispositivos que os contrariem.

O diretor de Planejamento Orçamentário da Semec, Jailton Nicácio, compara a LOA ao planejamento financeiro mensal familiar.

“Toda família, mensalmente, tem que colocar no papel as prioridades dos gastos, de acordo com a renda dela para aquele mês. Dá para comparar essa situação com a LOA, porque levando em consideração o orçamento, o município tem que escolher quais as prioridades. E as audiências são uma forma dos cidadãos mostrarem para a Prefeitura se o que mais precisam na sua região é uma praça, uma creche ou uma Unidade Básica de Saúde, por exemplo”, salientou Jailton Nicácio.

A audiência pública pelo portal do cidadão já vem sendo realizada pela Prefeitura e terá um formato parecido com a da LDO, que foi realizada no mês de abril desse ano. Para quem já participou das audiências anteriores, é só utilizar o mesmo login e senha. Quem ainda não participou, basta acessar o site e fazer o cadastro. Após o login, o cidadão será direcionado a área onde deve selecionar o bairro onde mora, para depois escolher a demanda que julgue como prioritária para sua região, entre as elencadas.

Para a audiência presencial, não há necessidade de inscrição prévia. Basta assinar a lista de presença que será disponibilizada na entrada do evento.

“Lá será exposto o que foi construído até o momento, do que se trata a LOA, para depois serem ouvidas as manifestações dos representantes. Haverá um momento aberto ao debate, onde o público poderá expor sua opinião. As opiniões das duas audiências darão subsídios para que os órgãos que compõem a Prefeitura de Maceió possam construir em cima disso a sua proposta para a LOA 2019”, explicou Jailton.

Para o secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede, a gestão do prefeito Rui Palmeira já é marcada pela gestão participativa, pela aproximação junto à comunidade e por inovar na construção das políticas públicas municipais.

“A Prefeitura de Maceió traz diversas formas de participação dos cidadãos. As audiências públicas para LDO e para a LOA são exemplos práticos disso. É de fundamental importância que o cidadão maceioense participe destas oportunidades porque estamos dando voz a quem faz parte das comunidades, que nos ajudam a identificar suas principais necessidades para trabalharmos em ações eficazes de melhoria da cidade e dos serviços públicos prestados à população”, destacou o secretário.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos