Após briga dentro de presídio, agentes penitenciários são removidos e têm entrada restringida no sistema

Assessoria

Presídio do Agreste agre

Dois agentes penitenciários foram removidos da função e deslocados para outras após uma briga no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano. Uma portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 9, onde restringe a entrada deles no sistema prisional alagoano.

A portaria que foi assinada pelo coronel Marcos Santos, secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social e versa contra os servidores Carlos André Cardoso de Oliveira e Frederico Pedro dos Santos, ambos ocupante do cargo efetivo de agente penitenciário.

O secretário considera que após a apuração de uma briga capturada pelo sistema de videomonitoramento do Presídio do Agreste, em 4 de outubro deste ano, e relatos de testemunhas, os servidores teriam entrado em uma discussão e teriam usado arma de fogo e faca. “[…] de forma a colocar em perigo a integridade física de colegas de plantão e visitantes de reeducandos, inclusive colocando-os na em situação de risco à vida”, trecho da portaria.

Na portaria, o secretário resolve remover os servidores do cargo efetivo ocupado e da escala operacional das unidades prisionais, além de restringir o acesso deles às unidades.

“Restringir o acesso dos referidos servidores no Presídio do Agreste, na Casa de Custódia da Capital, no Núcleo Ressocializador da Capital, no Presídio de Segurança Média Professor Cyridião Durval e Silva, no Presídio de Segurança Máxima, na Penitenciária de Segurança Máxima, no Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy, na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcante de Oliveira e no Estabelecimento Prisional Feminino Santa Luzia, suspendendo inclusive a execução de horas extras pelos servidores”, trecho da portaria.

A mesma portaria lota, provisoriamente, Carlos André na Chefia Especial de Valorização de Pessoas e Frederico Pedro na Corregedoria da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos