Governo libera mais R$ 2,4 milhões para Pinheiro e determina que área vermelha seja toda evacuada

João Urtiga/Alagoas 24 Horas

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, esteve na manhã desta sexta-feira (25) no bairro do Pinheiro, em Maceió, para vistoriar a situação no bairro, que apresenta rachaduras e fissuras desde o tremor do ano passado. O secretário estava acompanhado de representantes da Defesa Civil estadual e municipal e esteve pela primeira vez na residência de nº 491, a primeira a registrar rachaduras, ainda em fevereiro de 2018.

Confira imagens:

Alves elogiou a atuação dos órgãos de defesa civil no estado e anunciou a liberação de mais R$ 2,4 milhões para a Prefeitura de Maceió providenciar a evacuação de todos os imóveis que estão na área vermelha do bairro. Até o momento, 237 imóveis já foram evacuados de um total de 490. Todos os imóveis devem ser liberados antes do início da quadra chuvosa, que se inicia em abril.

O governo anunciou que a área deve receber reforço no policiamento, inclusive com a atuação da aeronave, para impedir a ação de bandidos na região.

Victor Leahy/Alagoas24horas

Primeira residência a registrar rachadura no Pinheiro

O secretário informou que os recursos visam à remoção das famílias da área crítica com a segurança do aluguel social, inicialmente, pelos próximos seis meses. “Enquanto não se encontre as causas desse fenômeno, as pessoas devem ser retiradas à medida do risco que elas estejam correndo”, defendeu.

O laudo final, a partir da análise dos estudos que estão sendo desenvolvidos, está previsto para junho. A partir daí, os governos Federal, Estadual e Municipal deverão determinar quais medidas serão adotadas com relação à área e aos moradores das zonas de maior instabilidade. Questionados sobre a circulação de pessoas e veículos nessa região, Alexandre Alves disse que caberá ao município, que conhece as peculiaridades, determinar o que será feito.

Após a vistoria, o secretário seguiu para o escritório do prefeito Rui Palmeira (PSDB).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos