Sociedade de Nefrologia de Alagoas realiza campanha de alerta à doenças renais

Na Semana Mundial de Atenção à Doença Renal Crônica, Especialistas Conversam com o Público sobre a Importância de Medidas de Prevenção.

Ilustração

Doenças Renais

Segundo a organização “World Kidney Day”, apoiada pelas Federações  e Sociedades Internacionais de Nefrologia, as doenças renais, geradas por diferentes causas, afetam cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo. A Doença Renal Crônica (DRC), de progressão lenta e silenciosa, estima-se, causa cerca de 2,4 milhões de mortes por ano e é a 6ª causa de morte de mais rápido crescimento em todo o mundo. Já a Doença Renal Aguda afeta mais de 13 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais 85% dos casos estão concentrados em países de baixa e média renda. No Brasil, estima-se que cerca de 12 milhões de pessoas tenham alguma doença renal – índice com crescimento de cerca de 8% ao ano (**). “A campanha tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de medidas de prevenção, bem como fazer testes de rastreamento da doença renal”- , afirma Dra. Claudia Maria Pereira Alves, Presidente da Sociedade de Nefrologia de Alagoas.

As doenças renais, crônica e aguda, contribuem também o aumento da morbidade e mortalidade de outras doenças e  são fatores de risco para  doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade, como também infecções como HIV, malária, tuberculose e hepatite.

Medidas Preventivas – Dra. Claudia Maria Pereira Alves, Presidente da Sociedade de Nefrologia de Alagoas, indica medidas que podem contribuir para a saúde renal:

  • Adoção de hábitos saudáveis: água em boas condições de potabilidade, exercícios físicos, dieta saudável, controle de tabagismo e da obesidade. Muitas das doenças renais podem ser prevenidas, postergadas ou mantidas sob controle;
  • Realizar exames para diagnóstico precoce de doenças renais – geralmente, pode ser adotado o exame de sangue para creatinina e a análise da urina.
  • Controle dos pacientes, já diagnosticados, de índices como pressão arterial e colesterol, além de adesão ao tratamento prescrito – medidas que podem diminuir a progressão da doença.

SERVIÇO

Dia 17 de março, das 10h às 14h, na Praça Gogó da Ema, praia de Ponta Verde, aberto ao público, médicos, nutricionistas, enfermeiros fazem plantão para orientar e esclarecer duvidas sobre doenças renais, prevenção e qualidade de vida. Além das atividades haverá show de Música Regional.

Fonte: Divulgação

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos