Oficinas de crédito vão atender empresários do Pinheiro

Construir uma estratégia para viabilização de linhas de crédito para os empresários do bairro do Pinheiro. Esse será objetivo das Oficinas de Crédito que acontecerão no próximo dia 26 de março, às 15h, na Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), localizada na Rua Dr. Antônio Cansanção, 465 – Ponta Verde, e via Banco do Nordeste do Brasil (BNB), no próximo dia 27 de março, às 19h, no Sebrae.

Os empresários vão apresentar quais as suas demandas e situação para a Desenvolve e o BNB. A análise individual é necessária porque a situação de cada empresário é específica. Há casos de empresários que já fecharam as portas no bairro, alguns estão inadimplentes e ainda precisam pagar os contratos trabalhistas e fornecedores.

Em outras situações, há empresários que migraram para outros bairros, diante da recomendação de evacuação do local. Como se trata de uma construção, vários cenários serão analisados, inclusive no que se refere à ampliação de carência, possibilidade de renegociação de contratos, entre outros. A ideia surgiu a partir de reuniões realizadas pela Fecomércio e o Sebrae com o BNB e a Desenvolve.

Audiência pública

Durante a audiência pública ocorrida na quinta-feira (21), na Comissão de Transparência, no Senado, para discutir a situação do bairro do Pinheiro, a deputada estadual Jó Pereira (MDB) apelou novamente pela decretação de calamidade pública no local. A cobrança já havia sido oficializada pela parlamentar no dia 22 do mês passado na Assembleia Legislativa de Alagoas. A necessidade da medida foi reiterada na audiência também pelo pesquisador Thales Sampaio, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

A audiência foi presidida pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB), além do Movimento SOS Pinheiro e da Associação dos Empreendedores do Bairro do Pinheiro, contou com a participação de representantes de moradores do bairro e de órgãos como Ministério Público Estadual de Alagoas, MPF, MPT, Agência Nacional de Mineração (ANM), Câmara Municipal de Maceió, Câmara dos Deputados, entre eles a deputada a federal Tereza Nelma (PSDB), o vereador Chico Filho, Defesas Civis Nacional, Estadual e Municipal, Braskem, Tribunal de Justiça de Alagoas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública, entre outros.

Em contato com o presidente da Fecomércio, Wilton Malta, o senador Rodrigo Cunha colocou que está à disposição para discutir políticas de crédito diferenciadas para os empresários do Pinheiro e outros em situações semelhantes.

 

Fonte: Fecomércio

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos