Por que um osso que sumiu do corpo humano voltou a aparecer?

A seta indica onde está a fabela, atrás do joelho — Foto: Imperial College London/Divulgação

Um pequeno osso no joelho que cientistas pensaram ter desaparecido com a evolução está voltando, segundo especialistas do Imperial College London.

A fabela é encontrada, em algumas pessoas, na área do tendão que fica atrás do joelho.

Os médicos acreditam que esse osso não tem uma função específica e que se pode tranquilamente viver sem ele.

Pessoas com artrite, contudo, parecem ter mais propensão a ter a fabela.

O que é?

Em termos médicos, a fabela é um osso sesamoide, o que significa que cresce no tendão de um músculo, assim como a rótula.

É muito comum?

Michael Berthaume e os colegas do departamento de bioengenharia do Imperial College London revisaram a literatura médica relacionada a joelhos em mais de 150 anos, em 27 países, inclusive no Reino Unido.

Entre 1918 a 2018, os relatos da presença da fabela no joelho cresceram de uma forma que indica que ele se tornou três vezes mais comum do que há 100 anos.

Segundo a análise dos cientistas, em 1918 a fabela estava presente em 11% da população mundial. Em 2018, essa proporção passou para 39%.

As estimativas dos pesquisadores foram feitas com base em exames médicos e resultados encontrados em publicações especializadas.

Por que alguns têm esse osso?

Michael Berthaume diz que ninguém sabe realmente o motivo pelo qual alguns têm esse osso, já que isso nunca foi pesquisado.

“A fabela pode se comportar como outros ossos sesamoides, ajudando a reduzir o atrito nos tendões e redirecionando as forças dos músculos ou, como no caso da rótula, aumentando a força mecânica do músculo”, disse. “Ou pode estar sem função alguma.”

Nós precisamos da fabela?

No passado, a fabela podia atuar como uma rótula para os ancestrais, aumentando a vantagem mecânica do músculo. Mas, com a evolução, parece ter desaparecido.

Agora que ela voltou, está causando problemas, segundo os especialistas. Pessoas com osteoartrite no joelho são duas vezes mais propensas a ter a fabela, mas não há evidência de que é o pequeno osso que causa o problema.

Além disso, a fabela pode atrapalhar quando é necessária uma cirurgia de substituição do joelho, além de causar dor e desconforto.

Por que, então, a fabela está voltando?

A teoria é de que isso está ligado à nutrição.

Os pesquisadores concluíram que uma nutrição melhor está tornando as pessoas, em média, mais altas e mais pesadas, o que significa que temos músculos mais longos – inclusive na panturrilha. Com essas mudanças, os joelhos ficam sob uma pressão maior.

Já que os ossos sesamoides, como a fabela, são conhecidos por crescerem em resposta aos movimentos e às forças exercidas sobre eles, isso poderia explicar o motivo pelo qual o osso hoje é mais comum do que alguns anos atrás.

Por que isso é importante?

A descoberta sobre o ressurgimento desse pequeno osso pode ajudar os médicos nos tratamentos de pacientes com problemas no joelho. Além disso, pode dar a esses profissionais uma visão sobre a evolução humana ao longo do século passado.

Primeiro, contudo, eles querem descobrir a idade, o gênero e a localização das pessoas que têm maior chance de ter a fabela, e se ela ocorre com mais frequência em um ou nos dois joelhos.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos