Aviso meteorológico aponta previsão de chuva para este domingo

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) encaminhou à Defesa Civil de Maceió um aviso meteorológico com previsão de chuva para este domingo (28). Conforme o monitoramento do órgão, a partir desta tarde podem ser registradas chuvas de intensidade fraca a moderada. O aviso aponta atenção especial para a região do litoral norte.

De acordo com a Sala de Alerta, as chuvas podem se prolongar até amanhã (29) e devem ser localizadas, por isso, a precisão da localização a e intensidade somente poderá ser prevista com algumas horas de antecedência por meio do monitoramento contínuo. No aviso, a Semarh informa que está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

A Defesa Civil de Maceió orienta que, caso haja registro de chuva com consequentes ocorrências, a população deve acionar de imediato o Corpo de Bombeiros por meio do número 193. Diante de qualquer registro, o órgão militar Estadual deve acionar a Defesa Civil e todas as secretarias de serviço estarão à disporão para atender às necessidades da população.

Confira o aviso meteorológico na íntegra:

AVISO METEOROLÓGICO (28/04/2019)

Prezados,

A formação de instabilidade decorrente da circulação em altos níveis da atmosfera associada à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), causará chuvas de intensidade fraca à moderada, com possibilidade de algumas pancadas a partir da tarde deste domingo (28/04/2019), podendo se estender até a segunda-feira (29/04/2019) no Litoral alagoano (atenção especial ao litoral norte) e em pontos isolados da Zona da Mata. Nas outras regiões ambientais de Alagoas, existe a possibilidade de chuva fraca intercalada com períodos de tempo seco.

Essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas. Ressalta-se, que a chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.

A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. Sala de Alerta – Rede de Monitoramento Hidrometeorológico de Alagoas – SEMARH / Agência Nacional de Águas – ANA

Fonte: Ascom Defesa Civil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos