Golpe do clone do WhatsApp faz novas vítimas em Alagoas

O delegado de Crimes Cibernéticos explicou que o golpe vem ocorrendo desde o ano passado, mas agora tem novo modus operandi.

O golpe do clone do WhatsApp, como vem sendo chamado, tem sido registrado desde novembro do ano passado, em Alagoas. Mas a forma de cometer o crime, mudou. O delegado de Crimes Cibernéticos, Thiago Prado, conta que em aproximadamente um mês, dez novas vítimas procuraram a delegacia para prestar queixa. A partir dos relatos destas vítimas o delegado disse que chegou ao novo modus operandi dos criminosos.

Como funciona

Os bandidos conseguem os números de telefone através de sites de anúncios, criam perfis falsos no WhatsApp e fazem contato com as vítimas que são anunciantes. Eles se identificam como funcionários de determinados sites e informam que é necessário fazer uma atualização cadastral.

Para tal, solicitam o código de verificação do WhatsApp contendo seis dígitos, repassado por SMS. De posse dele, o criminoso consegue clonar o WhatsApp da vítima e posteriormente aplicar o golpe em pessoas que estão na lista de contato, solicitando empréstimos em dinheiro.

O delegado explica que as empresas de comércio eletrônico e foi informado de que não é praxe realizar esse tipo de verificação de cadastro. O delegado divulgou uma cartilha com orientações para que as pessoas não caiam nesse tipo de golpe.

Divulgação

Delegacia de Crimes Cibernéticos divulga orientações para evitar golpes

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos