Mar Adentro e Finados e Desafinados estreiam na Semana Alagoana do teatro nesta quinta (16)

Apresentações começam às 19h, no Complexo Cultural, e seguem às 20h30 no Deodoro

Além de espetáculos já consagrados, a Semana Alagoana do Teatro traz também estreias. Nesta quinta-feira (16/05), Mar Adentro e Finados e Desafinados serão apresentados pela primeira vez, compondo a programação preparada pela Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) para celebrar o Dia Alagoano do Teatro, homenagear Linda Mascarenhas e valorizar a arte de Alagoas.

As atividades começam com o terceiro dia da Oficina para Atores O desenho da fala ou a musicalidade da palavra falada, ministrada pelos atores Rosana Stavis e Marcos Damaceno, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, com o intuito de destacar o poder do ator e da atriz em prender e seduzir o público através da fala, desenvolvendo técnicas do teatro contemporâneo, trabalhadas pela premiada Companhia Stavis-Damaceno.

Às 19h, na sala de música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, é a vez de Mar Adentro, dirigido e interpretado por Alexandrëa Constantino. Mar Adentro é uma performance fruto da pesquisa de uma arte multilinguística que vem sendo utilizada por Alexandrëa. O espetáculo reúne música, dança, poesia e outros elementos que remetem à ancestralidade da cultura negra.

“Em Mar Adentro, o terreiro que há em mim se desdobra numa busca infinita pelo encontro com o povo, com sua raiz ancestral, ali o público poderá acompanhar não só uma atividade artística, mas a expressão de um povo, de uma ideia, uma arte que beba de sua ancestralidade e a recria, ressignifica buscando atrair ainda mais o olhar de seu público”, explica Alexandrëa Constantino.

Para o artista, que atua há 20 anos, é de extrema importância participar da Semana Alagoana do Teatro. “É uma imensa satisfação, um ato de resistência, é vida, arte pulsando, trabalho árduo, memória, Linda Mascarenhas clamando o fazer artístico como manifestação de um povo que brada e perde a sandália, mas não para jamais de caminhar. Ações como essa nos colocam em ponto de partida, na busca por novos horizontes tentando sempre construir essa relação de fomento entre a arte e público, possibilitando intercâmbio, uma semana se alicerça e propaga nossas produções, além, é claro, de possibilitar o incentivo na formação dos artistas locais com oficinas”, concluiu.

Às 20h30, no palco do Teatro Deodoro, estreia Finados e Desafinados, com direção de Naéliton Santos. O espetáculo relata o uso de manobras mesquinhas de um político para alcançar a vitória numa eleição e a situação de um povo oprimido. O personagem Jurubeba sente a sede do poder adquirida pelo convívio do Coronel Nezinho, um homem controlador da política local e vítima de sua trajetória opressora. A profundidade dessa história é retratada de forma simples, diante de temas tão complexos e atuais, misturando comédia e realidade, provocando risos e reflexões.

O texto é do escritor Jorge Tenório. No elenco, estão Igor Vasconcelos, Wagner Oliveira, Luciano Rodrigues, Milene Ramos, Lidiane Memória, Michelangelo Marciel, Saulo Porfírio, Moab de Oliveira e Eliane de Castro.

“Millôr Fernandes define, em um dos seus textos, que o teatro continuará recontando a tragédia, a comédia e a poesia. Participar da programação que celebra o Dia Alagoano do Teatro é recontar uma expressividade artística exercida por várias companhias de teatro que encenaram no palco do Deodoro e contribuir com a continuidade das montagens cênicas e a formação de plateia no Estado de Alagoas”, afirmou Naéliton Santos.

Fonte: Ascom Diteal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos