Italiano é detido após ser flagrado com acervo histórico em Ipioca; Vídeo

A Polícia Federal em Alagoas apreendeu, em Ipioca, grande quantidade de moedas históricas que estavam em poder de um italiano, residente no bairro. A PF chegou até o suspeito após denúncia encaminhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de que os estranheiro estava divulgando, através das mídias sociais, que havia encontrado diversas moedas antigas no litoral alagoano, localizadas com o uso de um detector de metais.

O Italiano foi monitorado por agentes da PF e, após diligências, foi preso na sua residência, no bairro citado. A PF conseguiu apreender o acervo histórico, aproximadamente 20 kg de metal que foram encaminhados à sede da Polícia Federal, em Jaraguá. O italiano prestou depoimento e depois foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência. Agora ele deverá comparecer à Justiça Federal para prestar esclarecimentos.

A assessoria de comunicação da PF informa que o italiano poderá responder pelo crime de “Apropriação de Coisa Achada, previsto no art. 169 do Código Penal.

Acervos Históricos

Segundo a legislação brasileira, todo objeto arqueológico ou histórico é protegido por lei e considerado como patrimônio da União, mesmo quando tenha sido encontrado fora de sítios arqueológicos e de forma ocasional. Nesses casos, o cidadão deve sempre comunicar ao IPHAN sobre a existência e localização de objetos para que sejam adotadas as providências legais cabíveis.

 

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos