Teatro Deodoro é o Maior Barato estreia com a comédia Finados e Desafinados nesta quarta (22)

Diteal

Um dos projetos artístico-culturais mais esperados em Alagoas dará início às apresentações deste ano na próxima quarta-feira (22/05): o Teatro Deodoro é o Maior Barato, com o espetáculo Finados e Desafinados, do grupo Trajes, Comédia e Cia, a partir das 19h30.

O ingresso custa R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 a meia-entrada e está à venda na bilheteria do Teatro Deodoro, Centro de Maceió, de terça-feira a domingo, das 14h às 18h.

“É uma enorme satisfação para a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) realizar mais uma edição de um projeto tão importante e representativo como o Teatro Deodoro é o Maior Barato. Já estamos na 20ª edição, o que comprova o seu sucesso em fortalecer a produção local, formar plateia e democratizar o palco centenário do Teatro Deodoro”, destacou a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.

O texto é do escritor Jorge Tenório e foi adaptado para o teatro pelo diretor do espetáculo Naéliton Santos. No elenco, estão Igor Vasconcelos, Wagner Oliveira, Luciano Rodrigues, Milene Ramos, Lidiane Memória, Michelangelo Marciel, Saulo Porfírio, Moab de Oliveira e Eliane de Castro.

O espetáculo relata o uso de manobras mesquinhas de um político para alcançar a vitória numa eleição e a situação de um povo oprimido. O personagem Jurubeba sente a sede do poder adquirida pelo convívio do Coronel Nezinho, um homem controlador da política local e vítima de sua trajetória opressora. A profundidade dessa história é retratada de forma simples, diante de temas tão complexos e atuais, misturando comédia e realidade, provocando risos e reflexões.

Com 26 anos no universo teatral atuando como ator, Naéliton Santos vive a sua primeira experiência como diretor no espetáculo Finados e Desafinados, cuja estreia levou o público a gargalhadas e foi aplaudida na programação da Semana Alagoana do Teatro, promovida pela Diteal para celebrar o Dia Alagoano do Teatro, data que homenageia Linda Mascarenhas, ícone das artes cênicas de Alagoas.

“Estamos há 10 meses trabalhando nesse espetáculo, começando pela escolha e análise do texto, compreendendo cada cena, o objetivo dela e do personagem. Com as técnicas e os estudos, a gente conseguiu que cada ator incorporasse a sua persona. Comecei a fazer teatro na comédia, a minha primeira direção tinha que ser uma comédia, dirigi umas esquetes, atuei como assistente de direção e agora estreando como diretor, fiquei apaixonado vendo os atores em cena, nos bastidores, dando toques, foi muito bom”, contou Naéliton Santos.

O ator e diretor já esteve em outras temporadas do Teatro Deodoro é o Maior Barato, mas esta tem um gostinho especial por ser a 20ª edição em uma nova vivência.

“É sempre bom pisar nesse palco, participar desse projeto, a gente faz teatro para o povo. Teatro quer dizer “lugar para ver”, então, que o público veja algo que seja reflexivo, poético, sublime. Tive um excelente retorno da plateia na estreia de Finados e Desafinados, isso é tudo pra nós, voltar abrindo o Teatro Deodoro é o Maior Barato é maravilhoso, poder trabalhar a formação de plateia e dar o nosso melhor em respeito ao público, é muito bom”, acrescentou o diretor.

Este ano, o Teatro Deodoro é o Maior Barato irá apresentar 15 espetáculos, entre teatro, dança e música, sempre às quartas-feiras, às 19h30. As datas das apresentações são as seguintes: 22 de maio; 05 e 19 de junho; 03, 17 e 24 de julho; 07 e 21 de agosto; 04 e 18 de setembro; 02, 16 e 23 de outubro; 06 e 20 de novembro.

“Estrear a 20ª temporada do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato é reafirmar que a arte e o artista local têm ocupado o palco do oficial do estado ininterruptamente por duas décadas, é constatar que essa assiduidade proporcionou frutos importantes, tais como o maior aperfeiçoamento técnico dos espetáculos produzidos em Alagoas, é o compromisso em formar novas plateias e continuar proporcionando possibilidades para que esse público esteja no teatro com frequência, fortalecendo a nossa  produção artística e cultural. Que tenhamos uma temporada vitoriosa”, pontuou o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

A cada apresentação, 50 ingressos são reservados para alunos da rede pública de ensino gratuitamente. Os representantes das escolas devem entrar em contato para solicitar as cortesias e agendar a ida do grupo pelo telefone (82) 98884-6885 ou pelo e-mail escolasditeal@gmail.com. Muitos estudantes têm tido a oportunidade não só de ver espetáculos, como também de visitar o teatro pela primeira vez.

Com 108 anos, o Teatro Deodoro é patrimônio cultural de Alagoas. O espaço tem mantido calendário intenso de atividades, tendo como projeto principal o Teatro Deodoro é o Maior Barato, que, ao longo dos anos, reúne diversas linguagens artísticas para mostrar um pouco da rica produção alagoana quando o assunto é arte e cultura. Considerado o templo das artes de Alagoas, se apresentar no palco do Deodoro é a realização de um sonho para artistas locais.

Fonte: Diteal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos