MP entrega prédio das Promotorias de Justiça de São Miguel dos Campos

MPE

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) continua investindo na revitalização das promotorias de justiça da capital e do interior. Nesta terça-feira (21), mais uma sede foi reinaugurada, após passar por grandes obras e um processo de reaparelhamento. Esse trabalho de modernização ocorreu no prédio do município de São Miguel dos Campos, que também abriga as promotorias das cidades de Roteiro, Jequiá da Praia e Barra de São Miguel.
A reforma, que durou aproximadamente XX meses, envolveu troca do forro de gesso, mudança de piso, pavimentação da calçada, renovação da cobertura, impermeabilização, colocação de divisórias internas, pintura, revestimento de cerâmica, acessibilidade e implantação de sistema de refrigeração.

Orçada em R$ 210 mil, as obras, dentre outros benefícios, resultaram na ampliação do espaço para atendimento ao público, o que vai permitir aos promotores de justiça Herman Brito, Gilcele Dâmaso, Vinícius Ferreira e Marllisson Andrade, desenvolverem melhor as suas atividades e dar mais comodidade à população que busca atendimento.

E lá, além da reforma na estrutura do imóvel, o espaço ganhou novos equipamentos de informática e mobília.

O procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, falou sobre esse novo investimento. “Estamos entregando essa reforma para mostrar que as pessoas podem chamar o prédio dessa promotoria de seu. São instalações modernas, que vão trazer ainda mais qualidade ao trabalho dos nossos promotores e, claro, mais conforto e comodidade ao cidadão. E, dessa forma, seremos um Ministério Público em estado permanente na defesa da cidadania, atuando no problema e buscando a solução dele em benefício do povo. Queremos que cada cidadão sinta que, quando entrar poer esta porta, encontrará membros dispostos a lhe ajudar, a andar de mãos dadas ao seu lado, em busca de contribuir para a solução dos seus problemas”, garantiu o chefe do MPE/AL.

Agradecimentos

A promotora de justiça aposentada Sônia Brito, esposa do desembargador Herman Brito, que deu nome ao prédio das Promotorias de Justiça de São Miguel dos Campos, afirmou que seu sentimento hoje é de gratidão. “Meu marido foi um grande magistrado, que dedicou boa parte de sua vida para servir ao estado de Alagoas, ajudando na promoção de justiça. Então, essa homenagem que está sendo feita a ele só me orgulha e emociona”, comentou.

Coordenador das promotorias de justiça de São Miguel, o promotor Hermann Brito foi o primeiro a fazer uso da palavra. “Quando eu cheguei aqui na cidade, o Ministério Público sequer tinha sede própria, como era o sonho de qualquer promotor. Mas, ainda bem, que pude ter a oportunidade de ver o seu crescimento, o seu desenvolvimento. Por isso, hoje é um dia de celebração. A reforma está sendo um grande presente para todos nós porque trabalhamos numa instituição que existe para servir ao cidadão, obedecendo os princípios constitucionais. A modernização da nossa promotoria de justiça refletirá diretamente nos serviços oferecidos à sociedade. Poderemos responder aos anseios da população num tempo ainda mais curto, e isso é muito bom”, declarou ele.

“Eu estou muito feliz com essa reforma, e não porque meu nome vai ficar gravado na placa que está afixada na parede deste prédio. A felicidade é porque essa reinauguração está nos dando uma sede melhor, mais moderna, com salas amplas e bem projetadas e que contemplam as necessidades do momento. Isso significa dizer que o cidadão que nos procurar vai ser recebido num local com mais comodidade e conforto. Inclusive, destaco a acessibilidade que agora existe e vai beneficiar as pessoas com mobilidade reduzida, a exemplo dos cadeirantes e idosos, que possuem limitação de locomoção”, afirmou a promotora de justiça Gilcele Dâmaso.

Mesma comemoração foi feita pelo promotor Vinícius Ferreira. “É claro que essa nossa alegria não é somente pela reforma do imóvel em si. A satisfação é porque essas obras representam o comportamento de mudança das gestões do nosso Ministério Público, que entendem que a transformação também tem que acontecer internamente. E me refiro não somente a questão física, mas administrativa, com o preenchimento dos quadros de promotores de justiça para todos os municípios, por exemplo. Em breve, se assim continuarmos avançando, teremos um Ministério Público de ponta, bem estruturado e com uma atuação invejável pelos demais estados da federação”, discursou.

O presidente da Ampal também fez uso da palavra: “Não adianta uma casa servir ao Senhor se ela não tiver tronco, se não tiver uma origem. Portanto, esta casa, que é do Ministério Público, é sustentada por grandes quatro promotores de justiça que decidiram servir ao povo dos municípios de São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia, Roteiro e Barra de São Miguel com dedicação e muita responsabilidade. E saibam todos que esse Senhor ao qual eu me referi está representado por cada morador que precisar do MP. Certamente essas pessoas vão encontrar as portas abertas”, garantiu.

Também prestigiaram a solenidade o procurador de justiça Luiz Medeiros e o promotor de justiça e presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal), Flávio Gomes da Costa, além dos prefeitos das respectivas cidades, vereadores, secretários municipais e servidores públicos.

Fonte: MPE/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos