Exposição 360º apresenta pinturas do artista Eduardo Bastos no Complexo Cultural Teatro Deodoro

Diteal

Exposição 360º apresenta pinturas do artista Eduardo Bastos no Complexo Cultural

Tintas, pincéis, papéis, sentidos aguçados, visão artística e uma boa dose de talento. O resultado disso são dezenas de pinturas que revelam o olhar do artista Eduardo Bastos sobre Alagoas e a vida. Muitos desses trabalhos estarão reunidos na exposição 360º, que será aberta no Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió, nesta quinta-feira (23/05), a partir das 19h. A entrada é gratuita.

A mostra fica em cartaz até 21 de junho e pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h; às quartas-feiras, das 8h às 20h; e, aos domingos e feriados, das 14h às 17h. Grupos de escolas e instituições sociais devem agendar a visita guiada gratuitamente pelo (82) 98884-6885 ou escolasditeal@gmail.com.

“É com grande satisfação que a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas recebe as obras do Eduardo Bastos, um alagoano talentoso, que possui um belo e diversificado trabalho. A nossa galeria de arte está recheada de telas do artista para que o público possa apreciar as obras”, afirmou a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Diteal

Exposição 360º apresenta pinturas do artista Eduardo Bastos no Complexo Cultural

A exposição apresenta telas com personalidades de Alagoas e do mundo, a exemplo de Nelson da Rabeca e do Papa Francisco; de moradores de rua; prédios e, monumentos e lugares de Maceió de outrora; personagens da cultura popular; entre outros temas. São obras diversificadas, porém com algo em comum: os traços precisos e a maestria na utilização das cores.

“A exposição 360º de Eduardo Bastos é uma realização que já vínhamos acalentando há muito tempo, sua obra exala poesia visual, sensibilidade, suas cores suaves nos revelam a nossa cidade com maestria, tanto ao retratar prédios históricos, quanto as favelas encrustadas nos morros da atualidade, através do rosto sofrido, mal tratado pela invisibilidade social, dos rostos célebres de grandes personalidades de segmentos diversos. Grato Eduardo Bastos por vir somar, engrandecendo a história da Galeria de Artes Visuais do Teatro Deodoro”, pontuou o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

Para Eduardo Bastos, a arte é uma forma de expressar o amor pela cidade, de dar visibilidade à pessoas que são invisíveis ao terem seus direitos negados, de chamar a atenção para os problemas e também de destacar as belezas da nossa terra.

“Eu busco referências na Maceió da minha infância e adolescência, uma cidade linda que guardo boas recordações. Era mais limpa, mais arborizada, o seu patrimônio arquitetônico preservado, enfim, sinto saudades dessa cidade, mas nunca deixei de amá-la. Acho que sou um cronista urbano, me expresso através de traços e cores, busco a representação da cidade, sua gente… Daquilo que me emociona ou me incomoda”, revela o artista.

Esta é a segunda exposição individual de Eduardo Bastos. A primeira foi na Galeria Fernando Lopes, no Cesmac, dois anos trás. Grande parceira do artista, a curadora é a professora Socorrinho Lamenha.

“O Eduardo tinha uma produção bem grande quando o conheci, só que ainda não tinha feito uma exposição individual. Então, veio a primeira mostra e, logo após, surgiu a ideia de expor no Complexo Cultural Teatro Deodoro por ser um espaço maravilhoso, acessível e dá visibilidade aos artistas, é uma excelente maneira de levar o trabalho ao povo, tornar o artista conhecido e formar plateias – o que a gente mais precisa, de um público que não só aprecie o belo e o feio, como também que entenda a importância da arte na nossa vida, como isso reflete no nosso cotidiano com  os temas da exposição do Eduardo. Espero que as pessoas venham se ver aqui porque a exposição é um espelho do que está nas ruas da cidade”, contou Socorrinho Lamenha.

Sobre o artista:

Eduardo Henrique Omena bastos nasceu em Maceió, Alagoas. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pós-graduado em Design, é professor do curso de Design de Interiores do Instituto Federal de alagoas (IFAL). Participou da 1ª edição do livro: Sketchers do Brasil, com mais 50 arquitetos e ilustradores, além de algumas capas e ilustrações para livros de arquitetura, uma exposição Individual na Galeria de Arte Fernando Lopes (CESMAC) e mostras coletivas.

Enveredou pelas artes desde criança e não parou mais, rabiscava e pintava o chão e as paredes de casa ou qualquer suporte que lhes caísse nas mãos. Foi atraído pela Arquitetura por causa do desenho e curiosidade. “Os trabalhos que desenvolvo são registros de imagens capturadas através do olhar e da mão, pelas andanças na cidade de Maceió. Cada artista tem esse poder de criar e imaginar o mundo como gostaria. Minha percepção faz parte de um conjunto de experiências que são somente minhas e busco fazer uso delas para criar imagens, contar histórias e fazer um diário de memórias. As aquarelas são recortes de uma cidade que aprendi a amar e conviver com suas belezas e discrasias”, concluiu o artista.

Serviço:

Exposição 360º de Eduardo Bastos, com curadoria de Socorrinho Lamenha.

Abertura – Quinta-feira (23/05), às 19h.

Visitas – Até 21 de junho; de segunda a sábado, das 8h às 18h; às quartas-feiras, das 8h às 20h; aos domingos e feriados; das 14h às 17h.

Local – Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

Agendamento de grupos de escolas e instituições sociais – (82) 98884-6885 ou escolasditeal@gmail.com

A entrada e agendamento são gratuitos.

Fonte: Ascom/Diteal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos