Theresa May anuncia renúncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido

Primeira-ministra britânica, Theresa May, chora ao anunciar sua renúncia nesta sexta-feira (24), em Londres — Foto: Toby Melville/ Reuters

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou nesta sexta-feira (24) que vai deixar o cargo em 7 de junho após fracassar na gestão do processo de retirada do Reino Unido da União Europeia.

Ela vinha sofrendo uma forte pressão, inclusive dentro do seu próprio partido, o Conservador, após três derrotas no parlamento para aprovar o plano do Brexit .

“Está claro agora para mim que é do melhor interesse do país que um novo primeiro-ministro lidere o esforço [da saída do Reino Unido da União Europeia]. Assim, anuncio hoje que vou renunciar ao cargo de líder do Partido Conservador na sexta-feira, 7 de junho”, disse May, que está há quase três anos no poder.

Ela afirmou que decidiu deixar o cargo após o terceiro fracasso em aprovar no parlamento britânico o acordo costurado por ela com a União Europeia.

“Eu fiz tudo que podia para convencer os deputados a apoiar este acordo. Tentei três vezes. Infelizmente, não consegui”, afirmou premiê, que ficou com a voz embargada e chegou a chorar no fim do seu pronunciamento.
A chefe do governo conservador se reúne nesta sexta-feira, em sua residência oficial, com o presidente do seu grupo parlamentar, Graham Brady. A reunião entre May e Brady (presidente do chamado Comitê 1922), acontece um dia após o início das eleições europeias. O Reino Unido não queria participar do pleito, em que surge como favorito, o Partido do Brexit, de Nigel Farage.

Os resultados serão conhecidos somente no domingo (26), quando termina a votação em todos os 28 países do bloco.

O Reino Unido determinou sua saída da União Europeia para o dia 31 de outubro, após solicitar um adiamento da data que inicialmente estava estabelecida para 29 de março deste ano.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos