Dia Mundial do Meio Ambiente: conheça profissões que ajudam a melhorar o mundo

Celebrada hoje em todo mundo, data foi instituída em 1972 pela ONU

Divulgação

Érica Rusch –

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho, tem como premissa nos alertar que os recursos naturais indispensáveis para a nossa sobrevivência não são inesgotáveis. A data também reforça o entendimento de que seja nas pequenas atitudes, como não jogar lixo nas ruas, ou agindo como fiscalizadores, cobrando dos órgãos públicos o controle de grandes organizações o cuidado com a natureza, podemos construir um futuro mais saudável para a nossa “casa”.

Há quem decida ainda dedicar um tempo maior para isso, estudando e trabalhando diariamente para a proteção do meio ambiente. Como a Erica Rusch, advogada Mestre em Direito Econômico com ênfase em Direito Ambiental pela UFBA e pós-graduada em Direito Ambiental pela PUC-SP, que há mais de uma década dedica-se ao universo das leis ambientais.

“Dez anos atrás eram poucos os profissionais atuando ou dedicando-se aos estudos da área. A demanda por orientação, assim como hoje, era crescente. Então, eu vi como uma oportunidade e, também, pela própria afinidade que tenho com atuação coletiva, a proteção ambiental”, explica a profissional que hoje representa um dos poucos escritórios de advocacia focado em direito ambiental da Bahia.

Para Rusch, o mercado ainda continua crescendo. “Acredito que o número de profissionais é pouco, considerando a demanda existente. A própria preocupação com a questão ambiental vem aumentando, a sociedade cobra mais dos agentes poluentes. Tudo isso gera uma demanda maior de atenção para esse setor”, explica.  O estudante que desejar seguir por essa área precisa de muito estudo, além de olhar para outras ciências como Biologia, Geologia, Ecologia entre outras.

Divulgação

Group of kids school volunteer charity environment

Profissões que ajudam a cuidar do meio ambiente

Se você gosta do meio ambiente e sonha em trabalhar no segmento, separamos algumas opções para você. No site do Educa Mais Brasil, instituição que trabalha há mais de 15 anos com a inclusão educacional no Brasil, é possível encontrar mais opções de cursos com a possibilidade de estudar com bolsas de estudo.

 

 Geologia:

Em resumo, a Geologia é a ciência que estuda a Terra. O geólogo atua na investigação de como as forças da natureza agem sobre o planeta e quais são os seus efeitos, como por exemplo, a erosão e desertificação. Esse profissional encontra atuação em grandes obras que afetam a infraestrutura das cidades, como hidrelétricas, barragens, linhas de metrô, túneis, pontes e viadutos. É o geólogo quem faz a análise do solo, para melhor elaborar o estudo do impacto ambiental que será causado pelas modificações.

 

Engenharia Ambiental:

O curso de Engenharia Ambiental aborda o desenvolvimento sustentável, questão amplamente valorizada nos dias de hoje. Durante o curso, os estudos integram as dimensões sociais, ecológicas, econômicas e tecnológicas, onde os alunos desenvolvem técnicas de preservação do ar, solo e água, e soluções para problemas recorrentes, cuidando para respeitar os limites da exploração do meio ambiente.

 

Gestão Ambiental:

Gestão Ambiental busca compreender a relação entre o homem e o meio ambiente, com forte atuação no presente e no futuro. É responsabilidade do Gestor Ambiental ter conhecimento técnico na área, estudar e orientar sobre o uso de técnicas menos agressivas ao meio ambiente e saber se comunicar com eficiência, pois ele precisa lidar com consumidores, ambientalistas e empreendedores.

 

Biologia:

O curso de Ciências Biológicas forma biólogos que estudam todas as formas de vida, sejam elas macroscópicas ou microscópicas, bem como os ecossistemas como um todo: animais, plantas, fungos, bactérias. Além disso, estes profissionais são responsáveis por pesquisar o funcionamento dos organismos, sua origem, evolução e estrutura.

 

Saneamento Ambiental:

Para atuar nesta área, é necessário obter a graduação em Saneamento Ambiental. De acordo com o MEC, o curso superior de tecnologia dura 1,6 mil horas e habilita o profissional a lidar com instalação e operação de sistemas de abastecimento de água, de coleta e tratamento de efluentes domésticos, industriais e agrícolas. O tecnólogo em saneamento ambiental também está apto a monitorar sistemas de drenagem urbana ou rural, acompanhar campanhas educativas e emitindo pareceres técnicos.

Gestão Ambiental:

O tecnólogo em Gestão Ambiental pode atuar em equipes multidisciplinares de licenciamento ambiental, além de estar apto a participar da elaboração de políticas e programas de educação ou de monitoramento da qualidade do meio ambiente. O profissional pode aturar em empresas de planejamento e desenvolvimento de projetos, assessoria técnica e consultoria, organizações não-governamentais (ONG), órgãos públicos, institutos e centros de pesquisa, instituições de ensino, empresas rurais e empresas em geral das áreas de indústria, comércio e serviços.

Fonte: Roberto Paim | Agência Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos