Médico responsável por examinar Biro Biro no São Paulo afirma que atleta não teve problema cardíaco

Divulgação

Biro Biro deu um susto na comissão técnica e nos jogadores do Botafogo na última terça-feira. Durante o treino, o atacante desmaiou e, às pressas, foi levado a um hospital na Zona Sul do Rio de Janeiro. O Lance! já havia mostrado que esta não foi a primeira vez que o atacante foi ao chão durante uma atividade física, já que também desmaiou em uma partida na China, em 2017.

Histórico problemático? Biro Biro teve que corrigir uma arritmia cardíaca há cerca de um ano, quando atuava pelo Shanghai Shenxin-CHI. No começo da atual temporada, o atacante assinou com o São Paulo. Cardiologista que examinou Biro Biro por duas vezes a pedido do clube, Nabil Ghorayeb detalhou ao Lance! que, em nenhum momento, foram notados problemas cardíacos:

– Bom, nós submetemos o Biro Biro a uma bateria de exames tanto em janeiro quanto em maio de 2019. Estávamos a par do mal estar que ele teve no futebol chinês. No “check-up”, não notamos nenhum problema cardiovascular no atacante e vimos que ele tem plenas condições de jogar futebol – analisou.

O médico do esporte do Hospital do Coração revelou que os exames diagnosticaram outro problema em Biro Biro, mas nada que envolvesse algo que possuía cunho cardíaco.

– Nós detectamos no Biro Biro problemas digestivos. Ele tem gastrite de cunho emocional e também refluxo, doença que causa irritação no esôfago. O refluxo, em alguns momentos, pode até provocar palpitações benignas – completou.

De fato, os exames feitos por Biro Biro na última terça-feira não detectaram, de acordo com o Botafogo, nenhum tipo de alteração cardiovascular. Desta forma, o atacante vai permanecer sob observação nos próximos 15 dias até a realização de novos exames.

Médico avalia possíveis diagnósticos

O Lance! também procurou contato com Fábio Tuche, outro cardiologista, que, assim como os exames realizados por Biro Biro agora e na época de São Paulo indicam, a causa do desmaio pode não estar relaciona diretamente a um problema cardíaco. O doutor afirma que outros fatores podem estar relacionados a uma possibilidade de desmaio.

– Ele teve a história prévia de ter feito uma ablação por conta da arritmia, e, até onde eu sei, os exames na transferência dele mostraram que ele não tinha nenhuma evidência de alguma complicação do retorno que ele teve anteriormente. O ideal, nesse novo episódio de mal-súbito, é ser documentado o que foi feito nesse atendimento a ele, muitas vezes dá para identificar uma arritmia específica e se tem relação ou não com o problema prévio que ele teve. Mas ele pode ter tido esse mal-estar por outra causa – analisou.

Biro Biro ficou fora da partida contra o Cruzeiro, no último domingo, por conta de uma virose. O atacante chegou a viajar com a delegação para Belo Horizonte, mas foi cortado do duelo de última hora. Fábio explicou que este fator pode sim ter relação com o desmaio da última terça-feira.

– Alguns casos podem acometer o coração, causar miocardite, uma inflamação do músculo cardíaco, e elas podem cursar com arritmias. Isso poderia ser, em tese, uma causa, mas é preciso ter certeza do que houve exatamente se essa é realmente uma possibilidade. Mas parece que nem esse diagnóstico de miocardite ele teve – finalizou.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos