Agosto Dourado ressalta importância do aleitamento materno

Ascom/Sesau

Aleitamento materno

A partir desta quinta-feira (1º), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá promover uma série de atividades para marcar o Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. As ações irão acontecer em parceria com a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) e Hospital Universitário (HU).

As atividades de conscientização serão oficialmente iniciadas nesta quinta-feira (1º), às 8 horas, com a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno. A cerimônia irá ocorrer no auditório da Uncisal, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, em Maceió.

Na oportunidade, a médica Ana Maria Cavalcante, neonatologista do Hospital Universitário (HU) de Maceió, irá falar sobre a importância de empoderar as famílias sobre o êxito da lactação. Em seguida, as estratégias para incentivo ao aleitamento serão abordadas na palestra proferida pela obstetra do HU, Maria Cristina Simões.

Ainda durante o evento, a psicóloga Karllene Farias, vai falar sobre a construção da rede de apoio ao aleitamento materno e Rafael Brandão, integrante do Amamenta Maceió, irá apresentar sua experiência sobre o papel do pai no processo de amamentação. Às 14 horas, no semáforo localizado em frente à Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), localizada no bairro Poço, em Maceió, será promovida a Blitz do Aleitamento Materno.

Na sexta-feira (2), às 9 horas, no Bosque das Arapiracas, serão realizadas atividades de incentivo à doação de leite humano. Na oportunidade será proferida uma palestra sobre a composição do leite materno. Já no sábado (3), a partir das 16 horas, um talk show será realizado no Parque Shopping, no bairro Cruz das Almas, em Maceió, para debater verdades e mitos sobre o aleitamento materno.

As ações alusivas ao Agosto Dourado também irão contar com um Curso de Atualização em Aleitamento Materno. O evento será realizado na segunda-feira (5), às 8 horas, no Centro de Estudos do Hospital Universitário (HU).

A programação irá continuar com uma Roda de Conversa com Pais da Associação Amor 21, que atende crianças com síndrome de down. A ação vai ocorrer na terça-feira (6), às 18 horas, na Escola Mapple Bear, no bairro Mangabeiras, em Maceió.

Oficinas

De 6 a 23 de agosto serão promovidas diversas oficinas e cursos voltados para a temática do aleitamento materno. No período de 6 a 9, serão realizadas oficinas voltadas para profissionais e familiares de pacientes do HU.

Ainda no HU, de 7 a 9, será realizada uma Oficina de Manejo e Acolhimento em Aleitamento Materno. No dia 15, às 13h30, na Uncisal, será promovida a Oficina de Sensibilização: Vem cá saber como empoderar para amamentar. E de 19 a 23, também no HU, será realizado o Curso Teórico e Prático sobre Amamentação.

Segundo a supervisora do Núcleo da Primeira Infância da Sesau, Alessandra Viana, o aleitamento materno é essencial para um desenvolvimento saudável das crianças. “O leite materno representa o padrão ouro da nutrição para recém-nascidos. Por isso, a cor dourada foi escolhida para representar o mês, e deve ser estimulada com conhecimento e auxilio para as mães”, destacou.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos