FPI comprova melhorias em estação de tratamento de água

FPI/Jonathan Lins

A Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) inspecionou a estação de tratamento de água da cidade de Palmeira dos Índios. A visita aconteceu para conferir se o local passou pelas adequações pedidas pela força-tarefa durante uma das etapas realizada anteriormente. Os fiscais puderam comprovar que várias melhorias foram realizadas interferindo diretamente na qualidade da água fornecida à população.

Segundo a coordenadora da equipe de Recursos Hídricos , Elisabeth Rocha, a FPI do São Francisco cumpre uma agenda positiva ao comprovar os resultados com mudanças de melhorias implantados a partir de orientações e notificações realizadas nas etapas anteriores.

“Quando estivemos aqui, em 2015, a estação não cumpria seu papel de distribuir água dentro do padrão de portabilidade em função da qualidade do produto bruto, captado na barragem da Caragueja. isto já mapa conteve mais”, disse a coordenadora.

Ela disse, ainda, que na visita realizada durante a 10° etapa da FPI do São Francisco foram identificados que a água utilizada na lavagem dos filtros está sendo recirculada, ou seja tratada, e não mais lançada no meio ambiente. Também foi constatado o funcionamento do sistema completo de tratamento , com os ciclos de floculação e decantação, antes da filtração da água.

Ainda foi implantado um sistema de produção de hipoclorito, que é utilizando sal, para desinfecção da água.

“Apesar de ainda não ter sido apresentada a licença de funcionamento, emitida pelo órgão ambiental competente, as mudanças instaladas nos enche de uma crença de que estamos no caminho certo, com as orientações realizadas durante as ações da FPI sendo adotadas”, destacou.

Elisabeth Rocha ainda destacou que a estação de tratamento deve implementar melhorias constantemente. “Claro que uma estação desse porte precisa ficar em evolução contínua. Muita coisa ainda precisa ser feita. Por isso as fiscalizações realizadas pela FPI são tão importantes. Aqui vemos, claramente, como nosso trabalho pode melhorar a qualidade de vida da população. Já que, recebendo água tratada, os índices de doenças de veiculação hídrica podem ser evitadas”.

Fonte: FPI/MPE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos