Prefeito entrega Cmei para crianças no Benedito Bentes

Marco Antônio/Secom Maceió

Prefeito Rui Palmeira inaugura CMEI professor Silvânio Barbosa

Com o objetivo de cuidar, proteger, educar e desenvolver a cidadania na vida das crianças, o prefeito Rui Palmeira, o vice-prefeito Marcelo Palmeira, e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, entregaram, na manhã desta sexta-feira (9), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Silvânio Barbosa dos Santos. O equipamento tem capacidade de atender mais de 200 crianças e está localizado no Conjunto Residencial José Aprígio Vilela, no Benedito Bentes 2, parte alta de Maceió.

Prefeito Rui Palmeira inaugura CMEI professor Silvânio Barbosa. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A obra foi um investimento de R$ 2.717.393,80, financiado pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamento para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) com contrapartida da Prefeitura de Maceió.

Rui Palmeira – Prefeito de Maceió. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

“É mais uma creche importante que é entregue na nossa gestão. Essa é a 14ª e a maioria na parte alta da capital, que é a região que mais precisa desse tipo de equipamento. E fico feliz por homenagear o vereador Silvano Barbosa, um grande lutador pelo bairro do Benedito Bentes, que lamentavelmente teve a vida tirada de forma bárbara, mas fica seu exemplo. Ficamos muito felizes por esse espaço já está funcionando, atendendo mais de 100 crianças do Aprígio Vilela”, pontuou o prefeito Rui Palmeira.

Apesar da crise econômica que atinge o país, o gestor lembrou as dificuldades do Município e o trabalho para os avanços na Educação: “Desde 2013 tivemos anos ruins do ponto de vista econômico e financeiro, mas independente disso buscamos alternativas e parcerias. O Cmei Professor Silvânio Barbosa, por exemplo, só conseguimos entregar porque custeamos a metade do valor com recursos próprios somados aos recursos federais. Aqui também temos servidores do novo concurso trabalhando e o melhor é ver crianças tendo acesso a uma creche de qualidade”.

Marcelo Palmeira – Vice Prefeito. Foto:Marco Antônio/SecomMaceió

O vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, ressalta o benefício do Cmei. “Trazer uma creche para uma comunidade carente, como é a do José Aprígio Vilela, com certeza é um grande ganho social. A creche tem padrão moderno, amplo, que vai atender a criançada e melhorar cada vez mais a qualidade do ensino. Quando se tem educação infantil bem feita, dentro dos princípios da educação, com certeza terá um jovem adulto com maior probabilidade de obter sucesso”, disse.

Prefeito Rui Palmeira inaugura CMEI professor Silvânio Barbosa. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

O Cmei terá capacidade de atendimento de até 224 crianças nos turnos matutino e vespertino, sendo 112 crianças em período integral. O Centro Educacional possui playground, área de estacionamento, cozinha e banheiros revestidos com adaptações para alunos, estando de acordo com o as determinações do Ministério da Educação (MEC).

Ediclécia Oliveira – Mãe de aluno. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Ediclecia Oliveira é mãe de Guilherme Antônio Lima, de 4 anos, uma das crianças que vai interagir, brincar e a aprender no novo espaço. Ela falou da satisfação com a inauguração do novo Cmei. “Achei ótimo, estou muito feliz e agradecendo muito por ter a inauguração da escolinha. E não é só por mim, mas por todas as crianças”, comemorou Ediclecia.

Ana Dayse – Secretária de Educação. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, destaca que a entrega de creches é um dos motivos para que a política de educação infantil de Maceió seja referência: “O Município não entrega somente creches ou a parte estrutural, hoje a capital tem sua política de educação infantil construída sendo implementada e esse é o grande diferencial para Maceió ser referencia não só para Alagoas, mas para outros estados”.

Prefeito Rui Palmeira inaugura CMEI professor Silvânio Barbosa. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A gestora também anunciou a entrega de mais duas unidades. “Até o final do ano serão 16 novos Cmeis e todos funcionando. Essa unidade, por exemplo, tem 133 alunos matriculados, mas continuamos com a matrícula aberta para esse ano ainda e no próximo. Isso aqui representa o que nós precisamos fazer que é cuidar da população desde o nascimento. Cuidar das crianças significa dar oportunidades delas se tornarem cidadãos qualificados e responsáveis e para isso precisamos ter uma criança cuidada, zelada e protegida”, ponderou Ana Dayse.

A diretora do Cmei Professor Silvânio Barbosa dos Santos, Luciane Rodrigues Fonseca, falou da nova estrutura do Cmei: “A estrutura é maravilhosa e é muito bem equipada. É um espaço, um universo maravilhoso para essas crianças e vai ser um referencia social para essa comunidade do Benedito Bentes. Nós vamos trabalhar para desenvolver a cidadania de vida dessas crianças”.

Prefeito Rui Palmeira inaugura CMEI professor Silvânio Barbosa. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Para a família do patrono da escola, o reconhecimento eterniza um legado. “É uma emoção muito grande, porque é um reconhecimento de tudo o que o Silvânio Barbosa fez por nosso bairro e o povo dele, como ele costumada dizer. Ser professor foi uma profissão que ele sempre gostou de exercer, além de atuar como vereador. Com a homenagem, ele será eterno”, falou Marcela Barbosa, irmã do homenageado.

Saiba mais sobre a vida do professor e vereador Silvânio Barbosa dos Santos aqui.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos