FPI retorna à casa de saúde em Cacimbinhas e encontra melhorias implantada desde a última vista da força-tarefa

Jonathan Lins

FPI em Cacimbinhas

A equipe responsável por vistoriar os centros de saúde dos municípios nas cidades onde a 10° etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bahia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) está atuado, observou diversos avanços no centro de Saúde e Casa Maternal Professor Zerbini, em Cacimbinhas. As melhorias aconteceram desde a última visita da força-forca tarefa ao local, em 2015.

Segundo o coordenador da equipe de centros de saúde, a direção da unidade solicitou o licenciamento ambiental. Além disso, o local de armazenagem dos resíduos hospitalares foi reformado e adequando às exigências da legislação.

Também foi construído um sistema de tratamento de efluentes e uma empresa especializada em destinação e transporte dos resíduos de serviço de saúde foi contratada.

Outra melhoria observada pelos técnicos que compõem a equipe foi a confecção Programa de Gerenciamento dos Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS)

Ainda foram adquiridos um aparelho desfibrilador para atendimento de casos de emergência, material para esterilização adequado e feita a contratação de profissionais para a unidade.

Irregularidades

Apesar dos avanços implementados, algumas irregularidades foram encontradas pelos técnicos da equipe, durante a vistoria. A unidade ainda funcionava sem a licença ambiental de operação, foi observado a presença de infiltrações e fungos nas paredes, falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI), de extintores de incêndio.

Alem disso, a unidade não possui projeto contra incêndio e pânico nem o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

” Acreditamos no esforço para a melhoria do local. Chegamos aqui em 2015 e encontramos uma situação complicada. avanços foram implementados. Entretanto, ainda há muito por fazer e por isso a FPI se mantém vigilante. A unidade foi intimada a apresentar relatório com todas as melhorias para anexar ao Termo de Ajustamento de Conduta”, disse o coordenador da equipe Tenente Wenderson.

Fonte: Ascom / FPI

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos