Museu Théo Brandão recebe exposição de fotografias

Olhares diversos compõem a mostra intitulada “Perambularte Popular”

Hugo Taques

“Perambularte Popular”

Até o dia 13 de setembro, o público poderá ver a exposição “Perambularte Popular” no Museu Théo Brandão (MTB). A mostra é realizada pelo coletivo Perambular Fotográfico. São 64 imagens produzidas por 32 fotógrafos, cada um com sua visão artística. Anualmente, os fotógrafos entram num consenso sobre uma temática a ser seguida. Arte popular foi o tema escolhido deste ano, trazendo à tona diversas faces artísticas e culturais.

Uma curadoria promovida pelo próprio grupo escolheu duas fotos de cada artista para compor a exposição. Segundo Maria Eliane Melo, uma das fotógrafas do coletivo, o agrupamento consiste numa mistura de pessoas que amam fotografar. O coletivo teve início em 2012 e sua primeira exposição foi em 2013. “Diverso, eclético e democrático”, é como Eliane define o grupo, composto por professores, arquitetos, fotógrafos profissionais, médicos e até químicos. Além de exposições, os amantes da fotografia organizam palestras, workshops, aulas e sempre estão à procura de novos membros. O grupo já fez exposições em outros lugares como o Espaço Cultural Linda Mascarenhas e o Parque Shopping.

Em meio à pluralidade de olhares da mostra, o estilo de Eliane é minimalista. De acordo com a fotógrafa, no minimalismo, ela encontra a sua verdade artística. A inspiração vem da infância, quando pedalava perto de um canavial e observava seus detalhes. E são esses detalhes o seu objeto de estudo. A exposição é gratuita e pode ser vista no horário de visitação do Museu, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 12h às 17h.

Hugo Taques

“Perambularte Popular”

Hugo Taques

“Perambularte Popular”

Fonte: Ascom / Museu Théo Brandão

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos