Mais de 34 mil alagoanos farão as provas do Encceja

Exame será aplicado em sete municípios no estado; inscritos devem acessar o portal do Inep (http://enccejanacional.inep.gov.br) para conferir a escola onde farão a prova

Seduc

Exame será aplicado em sete municípios no estado

Quase três milhões de brasileiros participam, neste domingo (25), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Em Alagoas, 34.491 pessoas se submeterão às provas e, se forem aprovados, poderão solicitar a emissão da certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.

estado terá sete polos de aplicação – Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia ,Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema e União dos Palmares – as provas acontecerão nos dois horários, com os portões abrindo às 8h e às 14h30. Para conferir onde realizará o exame, o candidato deve entrar no portal do Inep(http://enccejanacional.inep.gov.br), na Página do Participante e verificar o Cartão de Confirmação.

No Cartão de Confirmação da prova consta o local, data e horário das avaliações. O documento informa ainda a opção de atendimento especial e/ou nome social, caso solicitado, bem como as áreas de conhecimento abordadas e a instituição responsável pela emissão do certificado.

Para aquelas pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio e estão afastadas da escola ou mesmo que estão na escola já fora de faixa, o Encceja é uma oportunidade de concluir essas etapas. Os candidatos que vão avaliar seus conhecimentos na prova do ensino médio podem, a partir do resultado, já pensar no Enem, entrar na faculdade ou em um curso profissionalizante. Qualidade de vida, autoestima, inserção no mercado de trabalho e mudança de vida são alguns dos fatores que o exame possibilita”, afirma a supervisora da Educação de Jovens e Adultos, Dirlene Monte.

O Exame – O Encceja avalia os conhecimentos, competências e habilidades dos candidatos que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou Médio. Para participar da prova do nível Fundamental, é preciso ter idade mínima de 15 anos, já o nível Médio, o candidato deve ter, pelo menos, 18 anos completos.

As provas do Ensino Fundamental avaliam os saberes nas áreas de Ciências, História e Geografia, Matemática e Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Educação Artística e Educação Física. No Ensino Fundamental os assuntos são separados por área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos