Hemoal Maceió não abre para doação de sangue no feriado da Padroeira

Hemoal

As Unidades Trapiche e Farol do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) não irão funcionar para doação de sangue nesta terça-feira (27), feriado municipal em homenagem à padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres. Os órgãos irão atuar em regime de plantão, apenas para liberar sangue aos hospitais e maternidades.

Já no Hemoal Arapiraca, que funciona na Rua Geraldo Barboza, no Centro, o atendimento aos voluntários irá ocorrer normalmente nesta terça-feira (27), partir das 7h30. Na quarta-feira (28), a Unidade Trapiche, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), volta a funcionar em seu horário normal, das 7h às 18h e a Unidade Farol, situada no Hospital Veredas, abrirá às 8 horas.

Quem pode doar sangue – Os voluntários que desejem se candidatar à doação de sangue, devem ter idade entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 quilos, além de boa saúde. O Ministério da Saúde (MS) orienta, ainda, que é necessário comparecer ao Hemoal portando um documento de identificação com foto.

A portaria do MS também proíbe de doar sangue àqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. As mulheres que estiverem grávidas ou amamentando também ficam impossibilitadas de se candidatarem à doação de sangue. E quanto aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis para autorizarem o procedimento.

Ainda de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os doadores de sangue regulares devem respeitar um intervalo de dois meses, no caso dos homens. Já quanto às mulheres, o período de tempo entre uma doação e outra é de três meses.

 

Fonte: Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos