Mutirão da Justiça Itinerante beneficia população do Vergel do Lago

Adeildo Lobo

Dona Amália, de 92 anos, foi ao mutirão retificar o registro de nascimento.

Dona Amália Buarque passou a vida inteira utilizando o sobrenome “Leite” em assinaturas e documentos. Para sua surpresa, quando solicitou a 2ª via da certidão de nascimento, o nome não estava lá. Com 92 anos de idade, foi com a sobrinha até o mutirão da Justiça Itinerante para fazer a retificação no registro.

O mutirão ocorreu na manhã desta sexta-feira (6), na Comunidade Espírita Nosso Lar, no bairro Vergel do Lago. No local, foram realizadas audiências envolvendo divórcio, retificação de registro e violação do Código de Defesa do Consumidor. Também houve emissão de CPF, carteira de trabalho e título de eleitor. A partir das 14h, será realizado casamento coletivo com 50 casais.

Para Cristina Buarque, sobrinha de Dona Amália, a ação deu oportunidade para as pessoas resolverem problemas de maneira gratuita e rápida. “Se a gente fosse em algum outro lugar ia demorar muito. Acho importante a ação, porque a gente já resolve na hora”.

Segundo a coordenadora do centro de conciliação que funciona no Nosso Lar, juíza Juliana Batistela, a demanda de expedição de documentos e retificação de registros no local é alta. “A ideia de fazer o mutirão veio para resolver processos que não podem ser solucionados pela unidade”, explicou.

Luciano Sebastião da Silva, de 30 anos, aproveitou a ação para emitir um novo CPF. Com o documento em mãos, Luciano pretende sair do desemprego.

“Eu estava em Mato Grosso trabalhando, só que acabaram levando todos os meus documentos, e eu fiquei sem saber o que fazer. Minha irmã mandou me buscar e agora estou aqui. A gente precisa do documento para trabalhar e eu vou abraçar essa oportunidade e fazer os documentos para voltar a trabalhar”, contou.

Fonte: Dicom / TJ-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos