Contemporâneo e cheio de esperança: o forró de Daniel Maia no Quinta no Arena

Ascom/Diteal

Daniel Maia

“Essa semana muita gente veio falar comigo no Facebook, taxista, dona de casa, trabalhadores do mercado da produção”, disse sorrindo Daniel Maia, forrozeiro alagoano, e continuou: “todos disseram que vão ao meu show no Teatro de Arena, isso é muito bacana”. Essa é a principal intenção do projeto Quinta no Arena, promover a pluralidade do público e facilitar o acesso aos Teatros. Desmistificar a elitização do meio cultural alagoano, mostrando que é espaço para todos as classes, todos os gêneros, aberto a diversidade.

O xote, o pé de serra e o forró sempre foram ritmos da cultura popular, eternizados por mestres como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Para Daniel Maia, os ritmos vieram de uma forma muito natural, quando ainda na adolescência “a gente sentava na esquina e tentava tirar as músicas de ouvido”. Ele conta que aprendeu a tocar violão na rua, a vizinhança toda tocava, o que o levou a um processo natural e autodidata. Mais crescido, começou a tocar em bandas de reggae e estudar com um professor de jazz.

Essa mistura de ritmos e culturas se mostra em seu primeiro trabalho autoral lançado em 2015, Forró de Primavera. “Tem xotes no disco que lembram a sonoridade do reggae”, conta Daniel, que escreveu o disco envolvido na alegria de voltar a morar em Maceió depois de uma temporada em Minas Gerais. “Além disso”, continua o músico, “tem muito jazz e folguedos alagoanos. No show, também tem improvisação, o que se dá muito nos ritmos negros”.

O disco conta com o “frescor harmônico” da sanfona de Xameguinho, que será um dos músicos do show que Daniel apresentará nesta quinta-feira (19), às 19h30, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. Com eles, também tocarão Gama Júnior, dominador de flautas e efeitos percussivos, Xexéu na zabumba, Alexandre Viana tocando percuteria e Van Silva no contrabaixo. Esta é a 15ª edição do do Quinta no Arena, projeto da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), que promove espetáculos acessíveis, com entradas custando R$10 (meia) e R$20 (inteira).

Além disso, o projeto é uma forma de garantir pauta aos artistas locais, dando espaço para a livre democratização dos espaços e instrumentos culturais. É a primeira vez que Daniel Maia faz parte do Quinta no Arena e ele pontua sobre sua participação no projeto: “é um divisor de águas, uma oportunidade de ganhar credibilidade no meio cultural”. É hora de ver o forró primaveril de Daniel democratizar o palco, falar do povo e da cultura popular, criando espaço para um “forró contemporâneo cheio de esperança”, como diz o artista.

Fonte: Ascom/Diteal

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos