Agentes penitenciários voltam a barrar presos em presídio superlotado no Agreste

Cortesia ao AL24h

O impasse entre agentes penitenciários e a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) – que teve inicio no último sábado (28) – ganhou mais um episódio na manhã desta terça-feira (1). Cerca de 12 presos estão no estacionamento do Presídio de Segurança Máxima (PSM) do Agreste, em Girau do Ponciano, esperando ordem judicial para darem entrada no local.

De acordo com um agente penitenciário – que não quis se identificar – diversas viaturas saíram de várias cidades de Alagoas com destino ao PSM do Agreste para deixar presos no local, mas a capacidade da unidade está acima do permitido e, por isso, os agentes não estão permitindo as entradas.

Como noticiado pelo Alagoas 24 Horas no sábado, o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindapen) informou que a unidade prisional está operando acima da capacidade. A entidade afirmou ainda que a lotação é de 789 detentos, mas que hoje está funcionando com quase mil.

Na madrugada de domingo (29), a Polícia Militar chegou a dar voz de prisão para agentes penitenciários que estavam barrando a entrada dos detentos. Entretanto, após negociações, a Seris determinou que os comboios com os presos fossem transferidos.

Na manhã de hoje novos presos chegaram ao local e seguem nas viaturas esperando uma decisão judicial do juiz José Braga Neto, da Vara de Execuções Penais. A superlotação na unidade tem impactado na confecção dos flagrantes nas centrais policiais.

A Seris informou que não irá se posicionar sobre o assunto.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos