Celulares roubados são recuperados e devolvidos às vítimas em Arapiraca

PC/AL

Celulares recuperados

Em apenas três dias de ações, a polícia civil de Arapiraca conseguiu recuperar quase vinte aparelhos celulares que tinham sido roubados na cidade. A informação foi data na tarde desta quinta-feira (03), pelo Delegado Everton Gonçalves, durante coletiva de imprensa.

De acordo com o delegado, a recuperação de celulares roubados em Arapiraca segue o exemplo de uma ação do delegado José Carlos da Delegacia de Roubos de Maceió. “Algumas ideias devem ser replicadas e está dando muito certo”, comentou o delegado Everton.

Agentes da Polícia Civil realizaram uma triagem dos aparelhos celulares roubados durante o mês de agosto, e, há três dias, iniciou a fase de recuperação dos aparelhos, que foram devolvidos aos donos nesta quinta-feira.

Quero deixar bem claro para a população não comprar objetos sem a devida procedência, sem nota fiscal. “No mínimo essa pessoa vai perder o dinheiro que pagou o correr o risco de ser presa pelo crime de receptação”.

“Em um primeiro momento, entramos em contato com a pessoa que está em posse de um celular furtado ou roubado. Pedimos que compareça à Delegacia e voluntariamente faça a entrega do objeto. Fazendo isso, ele se isenta da responsabilidade penal, pois demonstra a boa fé. Visto que muitos acabam caindo em golpes. A grande maioria dos notificados está vindo fazer a devolução. Quem não devolver pode responder a um processo criminal e ficar, de qualquer forma, sem o aparelho telefônico”, explicou o delegado.

O delegado explicou que vai combater, de forma concreta, três pontos principais: “o ladrão, quem vende os aparelhos e quem compra. Fazemos um alerta a quem vende esses aparelhos, as pessoas que fazem a devolução informam quem foi o vendedor. Por isso, quem revende telefone, não comercialize aparelho sem nota fiscal. Que pode responder por receptação qualificada, que é um crime grave”, informou.

Já foram recuperados aparelhos em várias cidades do agreste, zona da Mata e Sertão de Alagoas. Ao receber a notificação que o aparelho é roubado, o cidadão deve levar o celular para a Delegacia mais próxima.

Para a população se previnir, o delegado cita a importância dos proprietários de celular anotarem o número do IMEI de cada aparelho telefônico, e se teve o celular roubado, furtado ou perdeu o telefone, faça um Boletim de Ocorrência.

Fonte: Já É Notícia

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos