Manchas de óleo atingem área de praia do maior berçário de tartarugas da espécie oliva do país

Mancha de óleo na área da reserva — Foto: TV Sergipe

Manchas de óleo atingiram a área de praia do maior berçário de tartarugas da espécie oliva do país, localizado na reserva Santa Isabel, no município de Pirambu (SE).

Uma equipe do Instituto Chico Mendes, responsável pela administração da unidade, percorreu a faixa de praia, de cerca de 40km, entre os municípios de Pirambu e Pacatuba para realizar o monitoramento da situação.

“A nossa preocupação é que as fêmeas não entrem em contato com o óleo. Por isso, a limpeza é tão importante. Estamos preocupados também com os ninhos, que ficam enterrados na areia, pois quando os filhotes fizerem o caminho até o mar podem ter contato com a substância, que é aderente e esse contato pode comprometer a sobrevivência dos animais”, explicou a chefe da reserva biológica, Kelly Ferreira.

Equipes da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e de uma empresa terceirizada da Petrobas estão realizando a limpeza do local.

No início da tarde, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobrevoou a área. Depois seguiu para o Litoral da Bahia, onde também há registro de chegada do material.

Além dos órgãos ambientais, a Polícia Federal está investigando o caso e já coletou amostras do material. A superintendência da PF do Rio Grande do Norte, que está à frente da investigação, solicitou a coleta aos estados atingidos.

Manchas em Sergipe

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) registrou 10 localidades atingidas pelas manchas de petróleo cru em Sergipe. A lista foi atualizada na noite desta quinta-feira (3).

As localidades estão distribuídas em cinco diferentes municípios:

  • Aracaju: Atalaia e Mosqueiro
  • Barra dos Coqueiros: Atalaia Nova, Barra, Costa, Jatobá e Porto
  • Estância: Abaís
  • Pacatuba: Porto dos Mangues
  • Pirambu: Praia de Pirambu
Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos