Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa segunda (7)

Ação vai até 30 de outubro e tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação

Carla Cleto

Para se imunizar é necessário portar a caderneta de vacinação

Para evitar o aumento de casos de sarampo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com os 102 municípios alagoanos, realiza mais uma campanha de vacinação a partir desta segunda-feira (7). A ação será realizada em duas etapas, prosseguindo até o dia 30 de novembro, quando todo o público-alvo deverá estar com a caderneta de vacinação atualizada.

Na primeira etapa da campanha, que vai até o dia 25 deste mês, devem ser vacinadas as crianças de seis meses até cinco anos incompletos, ou seja, com quatro anos, 11 meses e 29 dias. Já no período de 18 a 30 de novembro, devem ser vacinados os jovens com idade entre 20 a 29 anos.

A campanha terá também dois Dias D, ficando a execução das atividades a cargo das Secretarias Municipais de Saúde. Na primeira fase, vai ocorrer em 19 de outubro. Já na segunda fase, o Dia de Mobilização será realizado em 30 de novembro.

O Estado recebeu 39.726 doses da vacina tríplice viral, que além do sarampo, protege contra caxumba e rubéola. “O quantitativo já foi distribuído para os 102 municípios e estará disponível nos postos de vacinação, que irão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h”, salientou a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro.

Contraindicação – Segundo o Ministério da Saúde (MS), a tríplice viral é contraindicada para pessoas com histórico de anafilaxia a doses anteriores da vacina, portadores de imunodeficiências congênitas ou adquiridas, além dos infectados pelo vírus HIV com vigência de imunossupressores graves.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos