Vídeo: Manchas de óleo em praia começam a ser limpas com ajuda de tratores

Instituto Biota de Conservação

Neste domingo, 6, imagens compartilhadas pelo Instituto Biota de Conservação mostram que as manchas de óleo que surgiram em vários pontos do litoral nordestino desde o começo de setembro, atingiram também a praia de Lagoa do Pau, no município de Coruripe. O local é uma das principais áreas de desovas de tartaruga do estado.

As fotos e os vídeos foram feitos por banhistas, que além dos estragos, registraram as ações da prefeitura do município que enviou tratores para iniciar a limpeza da areia da praia. A prefeitura informou que a limpeza começou a ser feita de forma mecânica, foi suspenso por hoje, mas será retomado de forma manual nesta segunda-feira (7).

Uma análise preliminar feita por Marinha do Brasil, Petrobras e Ibama, a substância se trata de petróleo cru.

Pelo monitoramento do Ibama, em Alagoas já são 11 municípios atingidos pelo petróleo: Maceió, Piaçabuçu, Coruripe, Paripueira, Roteiro, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Passo do Camaragibe, Barra de São Miguel e Japaratinga; e 15 localidades. Em todo o Nordeste, são mais de 124 trechos afetados em nove estados.

Neste sábado (5), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou, no Twitter, que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) determinou urgência na identificação da origem e na apuração de responsabilidades pelas manchas de petróleo. O ministro informou também que amanhã (7) será realizada uma vistoria in loco, em Sergipe, um dos estados mais afetados.

Quem se deparar com as manchas ou encontrar animais atingidos pelo óleo, em qualquer praia de Alagoas, deve, se possível, gravar e enviar para o Biota, informando o município e a praia da ocorrência, além de data e horário, para facilitar o mapeamento das manchas. Os animais não devem ser devolvidos ao mar, mas mentidos na sombra até a chegada de alguma autoridade. O contato do Instituto é: (82) 9.9115-2944 (Whatsapp).

O Biota confirmou, que neste domingo, uma tartaruga foi encontrada coberta pelo material na praia do Pontal de Coruripe e outra foi encontrada morta na praia Bonita, na Barra da São Miguel.

A Polícia Federal está investigando a origem do material.

Instituto Biota de Conservação

Tartaruga encontrada coberta pelo óleo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos