Tartaruga marinha é encontrada coberta de óleo na praia de Feliz Deserto

Cortesia Biota de Conservação

A mancha de óleo que se espalha pelo litoral nordestino já está afetado os animais marinhos. Nesta quarta-feira, 09, mais uma tartaruga marinha foi encontrada coberta de óleo em um trecho da praia de Feliz Deserto.

Após a tartaruga, da espécie  Chelonia Mydas (tartaruga verde),  ter sido encontrada, equipes do Instituto Biota de Conservação e Ibama foram acionadas e se deslocam para a região para prestar atendimento ao animal marinho.

O Instituto Biota explicou que há a possibilidade do óleo pode ser removido do corpo da tartaruga, mas dependendo da região atingida, pode ocasionar algumas lesões no animal.

No último domingo, 06, duas tartarugas foram encontradas em praias alagoanas. Uma tartaruga estava oleada na praia de Pontal de Coruripe e foi resgatada. Já a outra foi encontrada morta na praia Bonita, em Barra de São Miguel. 

Devido a importância da desova de tartarugas marinhas, o Instituto Biota irá ampliar o monitoramento para as praias do litoral sul.

Quem se deparar com as manchas ou encontrar animais atingidos pelo óleo, em qualquer praia de Alagoas, deve, se possível, gravar e enviar para o Biota, informando o município e a praia da ocorrência, além da data e  do horário, para facilitar o mapeamento das manchas. Os animais não devem ser devolvidos ao mar, mas mentidos na sombra até a chegada de alguma autoridade. O contato do Instituto é: (82) 9.9115-2944 (Whatsapp).

Cortesia Biota de Conservação

 

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos