Outubro Rosa no Mar realiza atividades neste domingo

A cor rosa vai colorir a Praia de Ponta Verde neste domingo (13). Em parceria com a Prefeitura de Maceió, a equipe de remadoras Lisa Flor vai realizar o Outubro Rosa no Mar a partir das 7h na Rua Fechada. Navegação e uma manhã de atividades na areia vão conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação está na programação especial da campanha Maceió Rosa.

A expectativa do evento é reunir 200 participantes e 50 apoiadores. A navegação no mar, para as mulheres inscritas, vai até a piscina natural da Pedra Virada, com a formação de um laço rosa com as embarcações e banhistas presentes no local. Na areia da praia haverá diversas ações das 9h às 12h, como atendimento de profissionais de saúde sobre o câncer de mama, atividades físicas, verificação de pressão arterial e glicemia, corte de cabelo, pintura de face para a criançada e vendas da camisa do Maceió Rosa.

Ruth Trindade é capitã da equipe Lisa Flor e destaca que as atividades vão reforçar o cuidado com a saúde da mulher. “Vamos reunir mulheres que tiveram câncer de mama, familiares, amigos e apoiadores da causa para um dia de atividades esportivas. Estaremos aproveitando o nosso espaço tão lindo que é o mar para também levar a mensagem do Maceió Rosa, que é deixar a mulher consciente de que é preciso focar no diagnóstico precoce do câncer de mama”, afirmou Ruth, que já enfrentou o câncer de mama e hoje se une às companheiras para alertar sobre a prevenção da doença através do esporte aquático.

Ruth Trindade é capitã da equipe de remadoras Lisa Flor
Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

O grupo surgiu há seis meses com a proposta de unir mulheres mastectomizadas e melhorar a saúde e a qualidade de vida através do remo.  “Buscamos a prevenção do linfedema, o inchaço no braço do lado da cirurgia. Ao ativar o corpo, através do esporte, ele libera endorfina, dá prazer, ajuda enfrentamentos, desperta e dá mais disposição. Além disso, o trabalho em equipe também nos deixa bem. Tudo que favorece o bem estar físico e mental é importante para recuperação e saúde das pessoas”, explicou Ruth.

Esporte melhora a saúde e a qualidade de vida de mulheres mastectomizadas. Foto: Divulgação

Os pedestres e banhistas que estarão na orla poderão participar das atividades na areia. A programação se encerrará após aula de yoga, biodança e alongamento às 13h. A organização aguarda a participação de mulheres que praticam esportes aquáticos e naúticos, não esportivas, profissionais de saúde, mulheres que tiveram câncer de mama, em tratamento e homens envolvidos nestes esportes e que apoiam a causa feminina. O evento contará com o apoio da Capitania dos Portos de Alagoas e Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).

A equipe Lisa Flor está associada ao International Breast Cancer Paddlers’ Commission – IBCPC, Comissão Internacional de Remadoras Sobreviventes de Câncer de Mama.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos