Golfinho é encontrado oleado em praia de Feliz Deserto

Instituto Biota

Golfinho é encontrado morto e oleado em Feliz Deserto

Um golfinho da espécie Soatlia Guianensis, conhecido popularmente como Boto Cinza, foi encontrado neste domingo, 13, morto e oleado, em uma praia de Feliz Deserto, no Litoral Sul do Estado. Este é o primeiro mamífero encontrado nestas condições em Alagoas desde o início do aparecimento das manchas de petróleo no litoral nordestino.

O animal é macho e tem comprimento de 1,79 m e apresentava três manchas de óleo externamente, sem ocasionar danos na pele. Não foi observado presença de óleo na cavidade oral, trato digestivo ou respiratório. O animal apresentava marcas de corda no rostro e flanco, além de alterações no trato respiratório, compatíveis com o quadro de afogamento, o que indica que o animal veio a óbito possivelmente por interação com pesca.

O registro foi feito pelo serviço de monitoramento do Instituto Biota de Conservação, que enviou veterinários voluntários para analisar as condições do animal e realizar a necropsia. No último domingo (6), uma tartaruga já havia sido completamente coberta pelo material na praia de Pontal do Coruripe.

Leia Também: Mais de 60 toneladas de óleo são recolhidas em praias alagoanas

Manchas de Óleo

Segundo o IBAMA, 138 localidades nos nove estados do nordeste já foram atingidas. Em Alagoas, pelo menos 18 pontos em 11 municípios foram encontrados. Os últimos registros dão conta do aparecimento do material na praia de Riacho Doce e Ipioca, ambas no Litoral Norte da Capital.

Instituto Biota

Mancha de Óleo em Riacho Doce

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos