Brumadinho: Corpo é encontrado quase 9 meses após desastre

Ele foi resgatado a aproximadamente 3 metros de profundidade. 'É uma sensação de dever cumprido com aquilo que a gente tinha prometido para as famílias', diz porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Corpo de Bombeiros/Divulgação

Corpo foi encontrado em Brumadinho quase 9 meses após rompimento de barragem da Vale

Quase nove meses após a tragédia da Vale, em Brumadinho (MG), os bombeiros informaram, neste sábado (19), que mais um corpo foi encontrado na área do desastre. Trata-se de uma vítima masculina, ainda sem identificação.

De acordo com o último balanço das autoridades, 251 mortes foram confirmadas, e as buscas seguem por 19 pessoas. Esses números devem ser atualizados somente após a identificação do corpo encontrado nesta manhã. Há possibilidade, por exemplo, de que a vítima já tinha sido reconhecida por meio de algum fragmento corpóreo.

No início da tarde, a Polícia Civil informou que os trabalhos iniciais de identificação já estavam sendo feitos por uma equipe no local.

Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, o corpo está íntegro e foi localizado a cerca de 3 metros de profundidade, em uma área chamada pelos militares de “Remanso 3”. Segundo ele, esta área fica entre a barragem B1, que se rompeu no dia 25 de janeiro na mina do Córrego do Feijão, e o Rio Paraopeba.

Aihara afirma que as buscas neste local eram dificultadas pelo acúmulo de destroços, a exemplo de eixos de caminhão e pedaços de trator.

O tenente destaca a satisfação dos militares no encontro de cada corpo resgatado.

“Sinceramente, é uma sensação de dever cumprido com aquilo que a gente tinha prometido para as famílias. Só quando você acredita muito no trabalho, com a equipe muito motivada e comprometida, você consegue encontrar um corpo com 268 dias de busca”, afirmou.

O corpo foi encontrado às 10h18 deste sábado, após busca visual com apoio de máquinas. “O ‘Remanso 3’ já era considerado uma área de prioridade graças ao trabalho de inteligência, o que mostra que o trabalho está sendo bem assertivo”, disse o tenente.

Bombeiros localizaram corpo em Brumadinho neste sábado (19) — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Bombeiros localizaram corpo em Brumadinho neste sábado (19) — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Buscas sem interrupção

Mapa mostra local onde corpo de homem foi encontrado por bombeiros, neste sábado (19), em Brumadinho — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Mapa mostra local onde corpo de homem foi encontrado por bombeiros, neste sábado (19), em Brumadinho — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

As buscas pelas vítimas da tragédia da Vale chegam a 268 dias sem interrupções. A operação é considerada a maior já realizada no país.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as buscas, neste sábado, mobilizam 138 militares, divididos em 18 frentes de trabalho.

De acordo com Aihara, a estimativa é que aproximadamente cerca de 2,5 mil bombeiros já tenham atuado em Brumadinho nestes quase nove meses de trabalho. Com a aproximação do período de chuvas, novas estratégias passam a ser adotadas na área do desastre.

“Priorizar profundidades de até três metros, escavando uma área maior em termos superfície, já é uma estratégia influenciada pelo período chuvoso, já que essa superfície vai sofrer alteração mais significativa por causa das chuvas”, explicou.

O tenente afirma que não há previsão para que as buscas sejam encerradas. Segundo ele, os trabalhos devem prosseguir enquanto houver viabilidade para que os corpos sejam localizados ou até que todas as vítimas sejam identificadas.

Fonte: G1 MG

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos