Apesar de novas manchas, IMA classifica Japaratinga e Pontal de Peba como próprias para banho

Japaratinga Infor

Manchas de óleo em Japaratinga

Apesar do surgimento de novas manchas de óleo em Japaratinga e no Pontal do Peba, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) classificou as praias como próprias para banho de mar.

De acordo com o relatório de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira, 25, as amostras  de água em Pontal do Peba e Japaratinga foram coletadas entre os dias 22 e 23 deste mês quando não houve registro de chuvas. Após análise, os técnicos do órgão ambiental classificaram os pontos como balneáveis.

Além das duas cidades, o IMA realizou coleta de amostras em outros 63 pontos, sendo cinco apontados como impróprios para banho.

Ainda conforme dados do boletim de balneabilidade, no litoral sul, três dos 23 pontos analisados devem ser evitados pelos banhistas. São eles: Rio São Francisco, em Piaçabuçu, na Rua Artur de Farias Lôbo, em frente ao Terminal Turístico de Artesanato, Prainha do Rio São Francisco, em Penedo, em frente ao Bar do Eusébio e Rio Niquim, mais ou menos 300m da Foz.

Em Maceió, todas as praias foram classificadas como próprias, inclusive pontos críticos como Praia da Avenida. Contudo, o IMA recomenda que os banhistas não entrem no mar, em qualquer época, no trecho compreendido entre as praias da Avenida e Sobral por estarem diretamente sob influência de floração de algas.

Já no litoral norte, apenas dois pontos da Praia de Maragogi (em frente à Foz do Rio Salgado e em frente à foz do Rio Persinunga) não foram liberados para banho.

Conforme resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), as praias são consideradas impróprias quando apresentam  na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de água. Já estão próprias quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água.

Confira o boletim de balneabilidade: 

IMA
IMA
IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos