Projeto Palco Aberto celebra 15 anos de valorização da música e da cultura alagoana

Para o encerramento do mês de comemoração, nesta quinta haverá o lançamento de show coletivo, com 15 nomes da música autoral alagoana

Adriano Arantos - Divulgação

Projeto Palco Aberto

Mais de 50 artistas alagoanos autorais, CDs e DVDs sobre música, cultura e valorização patrimonial produzidos, 42 municípios percorridos e mais de 500 expressões culturais já passaram pelo Projeto Palco Aberto nestes 15 anos de história e resistência.

A partir do Palco Aberto nasceu o Instituto Boibumbarte de Cultura, uma empresa sem fins lucrativos, comandada pela produtora cultural Susie Cysneiros e pelo músico Wilson Miranda, e já teve desdobramentos como os projetos Conscientizando para a Cultura, que formou 350 produtores culturais em Alagoas, fez doação de coletâneas sobre história e cultura, para várias instituições educacionais, e realizou produções de grandes eventos, todos voltados para a valorização da música e das manifestações culturais da terra dos caetés. “Tudo começou em 2004 com a ideia de criar um palco democrático para dar visibilidade à música produzida em Alagoas, logo após surgiu o Instituto Boibumbarte, com a proposta de atingir outras áreas da cultura alagoana, não só a musical”, explica Susie Cysneiros.

Foi para celebrar essas conquistas que durante todo esse mês de outubro o Projeto Palco Aberto resgatou os pocket shows, com apresentações todas as quintas-feiras. Nesta edição se apresentaram os artistas: Kel Monalisa, Zé Milton, Jan Claudio, Edi Ribeiro, Wilson Miranda, Toinho Antunes, João Albrecht e Ibys Maceioh.

Nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, a comemoração terá a primeira exibição, também com lançamento em plataformas digitais, do show coletivo. O show é a segunda coletânea em DVD de música alagoana, ele foi gravado no Teatro Deodoro, em 2018, viabilizado pelo Prêmio Eris Maximiano. Na gravação do DVD participam os artistas: Basílio Seh, D’Dreads, Edi Ribeiro, Gato Negro, Ibys Maceioh, Jan Cláudio, João Albrecht, Júlio Uçá, Júnior Almeida, Kel Monalisa, Mácleim, Marcos Farias, Toinho Antunes, Wilson Miranda e Zé Milton.

O evento ocorre no Jardim da Casa Cool, totalmente gratuito e voltado para os amantes da cultura e da música.
“Vamos celebrar esses 15 anos, em que percorremos as estradas de Alagoas, fazendo amigos, misturando diversas histórias. Celebrar a resistência da cultura e da boa música produzida em Alagoas, a força desse povo que não perde a garra. Cansam sim, mas tomam fôlego e voltam à luta, sempre por inteiro. Vamos celebrar o canto, o barro esculpido, a tinta pintada, a renda, a palavra falada, a transformação através da cultura”, convida a produtora cultural, Susie Cysneiros.

Sobre o Palco Aberto

Adriano Arantos - Divulgação

Projeto Palco Aberto

A primeira edição foi realizada, em formato pocket show, no Bar Engenho Jaraguá, logo na terceira apresentação o projeto saiu do formato pocket e ganhou a rua, durante 5 meses, a cada quinta um novo músico se apresentando. Em 2005 o mesmo formato de evento foi realizado no Sesc Poço, já em 2006 no Teatro de Arena foi palco para as apresentações dos artistas alagoanos.

Em 2007 o Palco Aberto foi levado para a cidade de Arapiraca. O campus da UNEAL, da segunda maior cidade alagoana, foi local para 4 meses de uma boa mostra da música produzida no Estado. Entre os anos de 2004 e 2009 o Palco Aberto publicou três Cds e um DVD, este último comemorativo aos 5 anos do projeto. Durante este período, 45 compositores fizeram parte do Palco Aberto.

No ano de 2010, o Palco Aberto foi reestruturado e passou a percorrer vários municípios alagoanos, com várias ações para a valorização da cultura e executando um mapeamento das expressões culturais, formando agentes culturais, capacitando professores da rede pública, e distribuindo a Coletânea “Alagoas Nossa Terra”.

Em 2013, ainda continuando o projeto de valorização da cultura alagoana, o Palco Aberto realizou eventos nas cidades de Delmiro Gouveia, Arapiraca, Penedo, Viçosa, União dos Palmares, Porto Calvo, São Miguel e Maceió, com a participação de 42 municípios e mais de 500 expressões culturais, entre música, folguedos, teatro, moda, literatura, artesanato.

Já no ano de 2014, no aniversário de 10 anos do projeto, foi lançado o Portal Alagoas, inserido no site www.projetopalcoaberto.com.br, um canal de pesquisa prático, divertido e eficiente sobre a história e cultura de Alagoas. Em sua 7º edição musical, em 2016, o Palco Aberto realizou uma série de apresentações no Teatro Linda Mascarenhas, com a participação de vários artistas alagoanos. Em sua comemoração de 14 anos, o Palco Aberto realizou um grande show com apresentações de 13 músicos e 2 bandas autorais.

Para conhecer melhor a história e as músicas dos artistas que já passaram pelo palco aberto acesse o portal do projeto: www.projetopalcoaberto.com.br.

SERVIÇO:
EDIÇÃO COMEMORATIVA – 15 ANOS DO PROJETO PALCO ABERTO
DATA: Nesta quinta-feira, 31 de outubro de 2019
LOCAL: Casa Cool – Av. Dom Antônio Brandão, 304 D – Farol (Rua do Hospital Unimed e Marista)
HORÁRIO: 18h30 às 21h
ACESSO GRATUITO
INFORMAÇÃO: 3317 8420
REALIZAÇÃO: Instituto Boibumbarte de Cultura
PARCERIA: Casa Cool, Mussambê, Pousada Trilha do Velho Chico e Coffee Break Cafeteria.

Fonte: Sidnéia Tavares - Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos