Hemoal Arapiraca não abre para doação de sangue nesta quarta (30)

Paralização ocorre em razão do feriado municipal da Emancipação Política do município

Carla Cleto

Hemoal Arapiraca irá funcionar nesta quarta apenas para liberar sangue aos hospitais e maternidades

A Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) não irá funcionar para doação de sangue nesta quarta-feira (30), feriado municipal em homenagem aos 95 anos de Emancipação Política do município. O órgão irá atuar em regime de plantão apenas para liberar sangue aos hospitais e maternidades da II Macrorregião de Saúde, formada pelos municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

O atendimento aos candidatos à doação de sangue no Hemoal Arapiraca – que está localizado na Rua Geraldo Barboza, no bairro Centro –, será retomado às 7h30 da quinta-feira (31). Já na Unidade Maceió-Trapiche, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), o atendimento aos doadores de sangue será normal nesta quarta-feira (30), bem como na Unidade Farol, situada no Hospital Veredas, que funciona das 8h às 11h.

Critérios para doação – Para se candidatar à doação de sangue, os voluntários devem ter idade entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 quilos, além de boa saúde. O Ministério da Saúde (MS) orienta, ainda, que é necessário comparecer ao Hemoal portando um documento de identificação com foto.

A portaria do MS também proíbe de doar sangue àqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. As mulheres que estiverem grávidas ou amamentando também ficam impossibilitadas de se candidatarem à doação de sangue. E quanto aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis para autorizarem o procedimento.

Ainda de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os doadores de sangue regulares devem respeitar um intervalo de dois meses, no caso dos homens. Já quanto às mulheres, o período de tempo entre uma doação e outra é de três meses.

Fonte: Ascom Sesau/AL

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notificações no seu whatsappReceba nossas notificações