Exercício físico ajuda no tratamento do câncer de próstata

Assessoria

Exercício físico ajuda no tratamento do câncer de próstata

Que homens não gostam de ir ao médico, isso todo mundo sabe. Mas eles estão numa estatística positiva quando o assunto é a prática de exercícios físicos. Segundo o Ministério da Saúde os homens (43,4%) se exercitam mais que as mulheres (31,5%).

O dado é favorável, sobretudo quando se fala em prevenção e tratamento do câncer de próstata. Segundo o coordenador do Projeto Hapvida +1k, em Maceió, Sidney Pereira, “estudos recomendam a prática de exercícios físicos para auxiliar no processo de recuperação do paciente”, disse o profissional de Educação Física.

De acordo com Sidney, a prática regular e sistemática de atividade física traz benefícios como regulação hormonal, perda de peso, ganho de massa magra, condicionamento físico, além de longevidade. “E isso tudo é um benefício para a prevenção de doenças como câncer e o seu tratamento também”, enfatiza Sidney.

O profissional de educação física alerta para que os homens que estão em tratamento do câncer de próstata pratiquem exercícios físicos. “Por ser um tratamento que mexe com níveis hormonais, a prática de exercícios físicos também irá ajudar de forma motivacional, na interação com outras pessoas e, o mais importante, liberando endorfina, que é o hormônio responsável pela
sensação de bem estar, alivia dores e relaxam o organismo”, explica o coordenador.

A orientação de Sidney é que o paciente siga as recomendações médicas, em relação à liberação para os exercícios e recomenda que “a prática seja, no mínimo, três vezes na semana, com a intensidade adequada, levando em consideração o nível de condicionamento físico e cardiorrespiratório do paciente”.

Hapvida +1k presta assessoria gratuita

O projeto Hapvida +1k, oferece assessoria gratuita para quem quer praticar exercício físico, em Maceió. As atividades ocorrem diariamente em cinco pontos da cidade, sempre das 6h às 7h e das 19h às 20h.

Conheça os locais, por bairro:

Jacintinho: Rua Tenente Coronel Pedro Jerônimo dos Santos, no Mirante do Jacintinho;
Jatiúca: Avenida Álvaro Otacílio (quase em frente ao Corredor Vera Arruda) e Academia Maceió, no calçadão (ao lado do Restaurante Bravíssima);
Pajuçara: Avenida Dr. Antônio Gouveia, na Praça Multieventos;
Benedito Bentes: Praça Padre Cícero (ao lado do terminal de ônibus);
Farol: Praça Centenário.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos