Prefeitura divulga programação da Semana do Bebê

Quinta edição do evento vai conscientizar sobre alimentação saudável

É com o objetivo de conscientizar sobre a importância da alimentação saudável que a Prefeitura de Maceió, em parceria com Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), vai realizar a 5ª edição da Semana do Bebê. A abertura será no dia 24 de novembro com a entrega simbólica da chave da cidade ao primeiro bebê nascido em maternidade pública, além de ações integradas na Rua Fechada, no bairro Ponta Verde. A programação segue até o dia 30 de novembro. Confira aqui.

Instituída pela Lei Municipal nº 6.673, de 23 de junho de 2017, sancionada pelo prefeito Rui Palmeira, a Semana do Bebê de Maceió passou a integrar o calendário oficial de programação de eventos do Município.

Juliana Vergetti, consultora do Unicef para a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), ressalta que o foco das atividades é gerar afetos e construir vínculos familiares e comunitários para o desenvolvimento infantil. “A iniciativa é uma estratégia de mobilização social, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância. A programação fortalece as ações relacionadas ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos”, destacou Vergetti.

“A programação traz atividades e palestras para pais e responsáveis por crianças, pois desde o processo gestacional a mãe passa as interferências para o bebê, a exemplo do período de alimentação e dos exames de pré-natal.  Tudo isso contribui para a criança ter um bom desenvolvimento”, acrescentou a consultora da PCU.

O tema “Alimentação Saudável na Infância: benefícios para toda vida!” vai nortear a programação da 5ª Semana do Bebê de Maceió. A abertura vai contar com ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, turismo, esporte e lazer. As atividades acontecerão das 08h às 14h, na Rua Fechada, na Ponta Verde, e serão promovidas pelas secretariais municipais, parceiros e apoiadores.

Outra grande mobilização será a Feira de Serviços no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Silvânio Barbosa, no Conjunto José Aprígio, no Benedito Bentes. Oficinas, brincadeiras, vacinação, orientações sobre o cuidado com a saúde dos bebês, crianças e gestantes farão parte da programação no dia 28, das 08h às 13h.

Durante a Semana do Bebê, várias ações e atividades serão realizadas nas regiões prioritárias da Plataforma de Centros Urbanos, envolvendo os órgãos municipais e diversos parceiros da Rede de Proteção e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Semana do Bebê

A primeira Semana do Bebê foi realizada no ano 2000, em Canela, Rio Grande do Sul. Em 2010, o Unicef sistematizou a iniciativa e passou a disseminar a Semana do Bebê em todo o Brasil. E, desde 2013, a Semana do Bebê também faz parte das ações estratégicas de participação social do Selo Unicef.

Nos últimos anos, a ação também ajudou na formação de novos profissionais das redes de saúde e educação, e contribuiu para a melhora no acompanhamento integral e multidisciplinar dos bebês de até um ano de idade, no aumento dos índices de amamentação e na diminuição do desmame precoce.

 

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos