IMA diz que oito trechos do litoral alagoano atingidos por óleo estão livres de contaminação

IMA

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou nesta quinta-feira, 21, o resultado das análises realizadas em oito pontos da costa alagoana após o surgimento das manchas de óleo em todo nordeste brasileiro.

Segundo o órgão ambiental, as amostras foram coletadas entre os dias 13 e 14 deste mês nos municípios de Piaçabuçu, Feliz Deserto, Coruripe, Barra de São Miguel, Maceió, São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Maragogi e enviadas a um laboratório particular para verificação.

Os técnicos do IMA também coletaram amostras de 10 diferentes pontos para avaliar o PH, a Salinidade e a presença da bactéria Escherichia coli. Já uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) coletou amostras de água, óleo, solo e peixe, e estabeleceram o prazo de 10 dias para divulgação dos resultados preliminares.

Hoje, os laudos foram disponibilizados pelo  Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e apontam que as concentrações de Benzeno, Etilbenzeno, Tolueno e Xileno estão dentro do Limite de Quantificação do método (LQ), que segue o parâmetro de 0,5µg/L. Ressalta-se que os resultados seguem a resolução Nº 357 de 17, de Março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Isto indica que os locais estão livres de contaminação e não oferece risco aos banhistas. Contudo, se a população avistar manchas de óleo em qualquer praia alagoana deve  evitar o contato direto e avisar à prefeitura local para que sejam tomadas as devidas providências.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos