Protesto trava o trânsito e pede celeridade nas indenizações à Braskem

Cortesia ao Alagoas 24 Horas

Centenas de manifestantes que bloquearam os dois sentidos da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, no bairro do Mutange, liberaram a via após quase quatro horas de protesto em frente a um prédio pertencente à mineradora Braskem, na manhã desta quinta-feira (28). A mobilização afetou todo o trânsito da região, apresentando reflexo nos principais corredores de transporte da capital alagoana.

A manifestação foi coordenada pela associação SOS Pinheiro e teve como objetivo cobrar da mineradora maior clareza e celeridade nas indenizações que devem ser pagas pela empresa.

A Defensoria Pública e a Braskem anunciaram que cerca de 400 imóveis serão desocupados, o que atingirá mais ou menos 1500 pessoas, que serão realocadas. Por esta razão, os manifestantes cobraram decisões que sejam tomadas com menor prejuízo aos moradores da região.

Por meio de nota, a Braskem informou que “compreende e respeita o direito de manifestação das pessoas, e vem mantendo diálogo com a comunidade e os representantes dos equipamentos públicos e privados localizados na região de resguardo. As medidas para encerrar definitivamente a extração de sal e fechar todos os 35 poços em Maceió foram apresentadas à Agência Nacional de Mineração e demais autoridades, e incluem a criação de uma área de resguardo em torno de 15 poços.

A estimativa é de remoção de aproximadamente 400 imóveis e 1.500 pessoas, mas o perímetro final da área de resguardo e as ações de realocação de pessoas estão sendo planejados em conjunto com a Defesa Civil de Maceió e outros órgãos públicos responsáveis.

A empresa se coloca à disposição para esclarecer dúvidas pelo telefone 0800-006-3029. O serviço está disponível das 9h às 18h e as ligações são gratuitas. A população também pode entrar em contato por meio dos pontos de atendimento nos bairros Bebedouro e Alto do Céu. Anote os endereços:

Associação dos Moradores e Amigos de Bebedouro
Rua Coronel Paranhos, 950
Funcionamento: 9h às 12h

Associação dos Moradores do Alto do Céu
Rua Santa Julia, 252
Funcionamento: 14h às 18h”.

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *