Jovens cobram políticas públicas de incentivo à cultura Nerd na capital alagoana

Reprodução

Câmara de Maceió

Em setembro deste ano, um Projeto de Lei que institui o Dia Nacional da Cultura Nerd em Maceió foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Maceió.  A data ficou estabelecida para o segundo domingo do mês de julho, a partir de 2020, e será repleto de eventos culturais.

Estiveram presentes na audiência representantes da Associação Alagoana de RPG, do Serviço Social do Comércio, da Secretaria Municipal de Governo, da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, além de vários membros do cenário Nerd.

Adamah Freitas, produtor de conteúdo do canal Bang, falou um pouco sobre a cultura e chamou atenção para a necessidade de apoio da iniciativa privada e dos órgãos públicos para que os Nerds continuem produzindo conteúdo e contribuindo para a cultura local.

“Antigamente, nós tínhamos uma visão equivocada dos Nerds. Hoje, sabemos que somos pessoas extremamente antenadas em tecnologia e grandes consumidoras da cultura. Nós, como consumidores e produtores de pop arte, reconhecemos que oportunidades como a audiência pública de hoje são canais fundamentais para que sejamos ouvidos e reconhecidos, porque somos relevantes para a população. É fundamental o incentivo das iniciativas pública e privada para que continuemos produzindo conteúdos tão importantes para a cultura local”, declarou.

O dono do canal Venture Noob, James Souto, falou sobre o cenário e o mercado financeiro e explicou que uma gama de produtos voltados para esse público, como jogos e filmes, movimenta bilhões na economia de todo o mundo. Representando o SESC, Edeilson Erik apresentou o evento intitulado SESC GEEK que o órgão promove em parceria com essa categoria e que este ano contou com a presença de mais de 15 mil jovens Nerds.

Para o vereador Cléber Costa a cultura Nerd chegou com toda força em Alagoas, mas ainda assim essa categoria é carente de políticas públicas que potencializam suas ações e fortalecem o cenário.

“O contágio da cultura Nerd chegou fortemente em Alagoas, diversos eventos realizados em todo o estado impulsionam o mercado em proporções cada vez maiores. É perceptível que todas as conquistas deste cenário são provenientes do esforço próprio da juventude, porém esta parcela da população continua carente e precisa de políticas públicas que potencializem suas ações e fortaleçam este cenário que traz benefícios em tantos eixos de suma importância para o desenvolvimento próprio”, finalizou.

Fonte: Ascom/Câmara de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos