Núcleo de Cessação do Tabagismo promove atividades na orla

Foto: Equipe – Núcleo de Cessação ao Tabagismo

Usuários dos Núcleos de Cessação do Tabagismo do Município participaram, nessa terça-feira (03), de uma série de atividades físicas na Praia da Ponta Verde. O intuito da ação foi levar orientações de combate ao tabagismo para a população maceioense e qualidade de vida aos participantes dos grupos.

Cerca de 40 usuários participaram das atividades, que incluíram alongamento, dança, relaxamento e caminhada orientada por profissionais de Educação Física. O grupo também realizou panfletagem para divulgar o Programa de Cessação do Tabagismo.

De acordo com Gilda Teodósio, coordenadora do Programa Municipal de Controle e Cessação do Tabagismo, as atividades realizadas ao ar livre têm como objetivo mostrar aos usuários que estão parando de fumar que é possível adquirir novos hábitos de saúde. “Com essa ação, queremos passar informações e incentivá-los a adotar um novo estilo de vida, com mais qualidade”, explica.

Maria César da Silva e Paulo Roberto Bernardino são casados e frequentam o Núcleo de Cessação do Tabagismo do II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha. Quase ao final do tratamento, o casal já percebe os benefícios de parar de fumar. “Estamos muitos felizes. Ainda estamos fazendo o tratamento, mas já paramos de fumar”, comemora Maria César. “Para de fumar melhorou e muito a nossa qualidade de vida”, acrescentou Paulo.

Como participar dos Núcleos?

Quem deseja parar de fumar conta com o apoio do Município por meio de núcleos espalhados pela cidade. As equipes são compostas por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, nutricionistas e enfermeiros.

Não há necessidade de encaminhamento para participar do tratamento. O paciente só precisa ir ao núcleo mais próximo da comunidade onde reside ou ao 2º Centro, às quartas-feiras, portando o RG e o cartão SUS para fazer a inscrição. No local, existe uma lista de espera e as pessoas são chamadas para novos grupos de acordo com o surgimento de vagas.

Onde estão localizados?

Os núcleos ficam no II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço), USF São Francisco de Paula (Cruz das Almas), USF Professor Durval Cortez (Prado), USF João Paulo II (Jacintinho), Uncisal (Trapiche), Hospital Universitário (Cidade Universitária), USF Dídimo Otto Kummer (Conjunto Carminha – Benedito Bentes) e USF Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes I).

Fonte: Ascom/SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos