NASA detecta entrada de 1° corpo interestelar no Sistema Solar

NASA/HUBBLESITE

O telescópio espacial Hubble identificou o primeiro cometa conhecido que irrompeu em nosso Sistema Solar a uma velocidade de quase 161.000 km/h.

O objeto interestelar é o 2I/Borisov, que deve passar a 289 milhões de quilômetros da Terra até o final do ano.

Esse objeto interestelar foi descoberto pelo astrônomo russo Guennadi Borisov em 30 de agosto de 2019 e foi o primeiro cometa a chegar ao Sistema Solar a partir de outra estrela.

Até o momento, os cientistas não sabem onde e quando sua jornada começou. A gravitação da estrela principal desvia ligeiramente a sua trajetória, mas é incapaz de captá-lo devido à sua órbita e velocidade, que alcança uns incríveis 161.000 km/h.

Os telescópios de todo o mundo estão observando o objeto interestelar, porém apenas o Hubble foi capaz de registrar imagens nítidas quando ele se aproximava do Sol.

Além disso, o telescópio revelou que o “coração” do cometa, composto de gelo e poeira, pode ter um diâmetro de aproximadamente 975 metros.

De acordo com o cientista, conhecer o tamanho do objeto pode ser útil para iniciar as pesquisas e descobrir com que frequência esses corpos podem ser encontrados no Sistema Solar e em nossa galáxia.

Fonte: Sputnik News

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos