Trechos da Barra de São Miguel e Maragogi estão impróprios para banho

Praia de Peroba, Maragogi (Foto: Priscylla Régia/Alagoas 24 Horas)

Com a chegada do verão, que se inicia oficialmente no próximo domingo, 22, as praias alagoanas estarão lotadas banhistas que pretendem curtir os dias quentes com familiares e amigos. Contudo, os alagoanos e turistas devem ficar atentos a qualidade da água antes de um bom mergulho.

Segundo o boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira, 20, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), das 65 áreas verificadas, apenas duas foram consideradas impróprias para banho. São elas: Rio Niquim, aproximadamente a 300 metros da Foz, na Barra de São Miguel e Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Persinunga.

Todas as praias de Maceió foram classificadas como próprias, inclusive a Praia da Avenida. No entanto, apesar da liberação, o IMA recomenda que banhistas evitem – em qualquer época – utilizar áreas que estejam diretamente sob influência de floração de algas, principalmente no trechos das praias da Avenida ao Sobral.

Ainda conforme dados do órgão ambiental, os técnicos colheram amostras entre os dias 17 e 18 deste mês, nos trechos compreendidos entre as praias de Pontal do Peba e Maragogi, quando não houve incidência de chuvas.

Para o ponto ser considerado impróprio, a amostra colhida deve apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de água. Já o trecho fica liberado aos banhista quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água.

O IMA recomenda que os banhistas não entrem no mar ou no rio, em qualquer época do ano, quando observar a presença de resíduos ou despejos capazes de oferecer risco à saúde.

CONFIRA OS TRECHOS PRÓPRIOS E IMPRÓPRIOS PARA BANHO NO LITORAL ALAGOANO:

IMA
IMA
IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos