Como aproveitar a ceia de Natal sem exageros e o que fazer se passar do limite

Dicas para aproveitar e não exagerar na ceia de Natal — Foto: Reprodução/Fantástico

Mesa farta com muitas opções de carnes, carboidratos e doces faz a ceia de Natal ser um convite para o exagero.

Com a diversidade à disposição, pode ser quase impossível não passar um pouco do limite do adequado para o corpo, mas será que é possível aproveitar sem bater aquele arrependimento no dia seguinte?

Dicas para aproveitar a ceia sem exageros:

  • Cuidado no preparo dos alimentos, evitando óleo e sal em excesso;
  • Reforce a quantidade de saladas e legumes;
  • Evite bebidas com muito açúcar e não coe os sucos, para que as fibras sejam mantidas;
  • Se for ingerir bebidas alcoólicas, faço depois de estar alimentado e intercale com muita água;
  • Deixe castanhas e frutas secas à mão, caso bata aquela fome antes da comida;
  • Na hora de montar o prato, faça uma composição equilibrada, com carboidrato, proteína, verdura e legumes;
  • Dê preferências a carnes mais magras como o peru, no lugar de mais gordas, como cupim e picanha;
  • Aposte em grãos como lentilha e grão de bico, que são fontes de proteína;
  • Prefira frutas no lugar de doces e as utilize na preparação das sobremesas;
  • Se abusar, aposte em sucos verdes, bastante água e não deixe de se alimentar no dia seguinte, focando em refeições leves e balanceadas.

Substituindo ingredientes

Para ninguém deixar de aproveitar as festas, os médicos explicam que o segredo é manter uma alimentação saudável durante o ano todo e não esperar as datas comemorativas para tentar se recuperar.

“A regra para essa época do ano é não exagerar, se você teve uma alimentação balanceada durante o ano todo, é possível comer de tudo um pouco nessa época”, explica Gabriel Cairo, médico nutrólogo. Mas o segredo de não “chutar o balde” também está na substituição de certos ingredientes.

arroz branco pode dar lugar ao do tipo integral, enquanto o açúcar pode ser substituído por frutas. No caso da famosa farofa, vale trocar parcialmente a farinha por aveia. “Coloque milho, pedacinhos de ovo cozido, castanhas, cebola, alho, salsinha”, indica o nutrólogo.

Uma das “vilãs” da ceia é a maionese, que nesse caso, pode ser uma das escolhidas para ficar de fora da refeição para aqueles que querem poupar mais o organismo. “Pratos tradicionais podem ser substituídos por opções mais saudáveis como a maionese que além da gordura, leva muita batata, por isso prefira uma salada leve. Combine diversos tipos de folhas, frango desfiado, queijo cottage e legumes”, complementa.

O poder das castanhas e frutas secas

Para aqueles petiscos que ficam espalhados pela casa o dia todo, o indicado é tirar frituras e embutidos e colocar nozes, castanhas e frutas secas no lugar. Além de diminuir o uso do açúcar, esses alimentos são importantes para o bom funcionamento do corpo.

Nozes, castanhas, avelãs e amêndoas são aperitivos naturais que estão sempre presentes nas mesas de natal. Eles têm propriedades que regulam os níveis de colesterol, além de selênio e antioxidantes”, explica a nutricionista Isabel Andrade.

“Porém, evite exagerar, já que esses alimentos são bem calóricos“, alerta Isabel. “As frutas secas também são aperitivos muito saudáveis: ricas em vitaminas, antioxidantes e outras propriedades responsáveis por melhorar o humor e diminuir a ansiedade”.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos