Prefeitura de Maceió anuncia reajuste no valor do IPTU para 2020; confira!

Átila Vieira / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió anunciou reajuste de 2,89% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o próximo ano. Apesar do aumento, a Secretaria Municipal de Economia (Semec) informou que o percentual está abaixo da inflação registrada nos últimos 12 meses no País pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 3,27%.

Com os danos causados em mais de 12.300 imóveis localizados nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, a Prefeitura divulgou que houve um decréscimo de 2,79% na arrecadação do IPTU devido a isenções concedidas aos proprietários atingidos na região.

Em relação à inadimplência, dos mais de 360 mil imóveis da capital, foi registrada uma taxa média de 50% do IPTU, representando uma perda de aproximadamente R$ 120.000.000,00. Algumas ações têm sido feitas na busca por facilitar a regularização desses casos de inadimplência, como por exemplo, as melhorias nos cadastros e cobranças administrativas, flexibilização dos processos extrajudiciais e ações de execução fiscal (leilão e bloqueio online). A gestão municipal também tem oferecido meios mais práticos para a solução desses débitos, como descontos de até 60% em multas e juros e parcelamento em até 120 meses.

Para o próximo ano, a expectativa é que na primeira semana de janeiro os carnês para cota única já estejam disponíveis na internet e que, até o final de fevereiro, já tenham sido entregues. Para a arrecadação, espera-se alcançar um incremento real de 5%.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos